E-book

ISBN: 978-65-5222-021-9
X Congresso Nacional de Educação

CONEDU - Educação emocional (Vol.3)
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Prefácio

É com imensa satisfação que apresentamos o e-book do Grupo de Trabalho (GT) 18 - Educação Emocional, realizado durante o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) 2024. Este GT consolidou-se como um espaço de reflexão e diálogo, reunindo pesquisadores, professores, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados em aprofundar as discussões sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar.
A Educação Emocional, enquanto campo de conhecimento e práticas, transcende a dimensão técnica da aprendizagem, sendo parte de discussões mais amplas sobre a formação integral do ser humano. Com um propósito educativo contínuo e permanente, ao longo de toda a vida, a Educação Emocional contribui para o desenvolvimento humano ao promover o autoconhecimento, a autonomia e comportamentos que capacitam os/as pessoas a enfrentar situações-problema com resiliência. 
Atuando como uma atividade preventiva, busca não apenas minimizar dificuldades emocionais, mas também construir competências socioemocionais que libertem o sujeito de padrões reativos, fortalecendo sua capacidade de agir de maneira consciente e responsável. Como um construto teórico, integra diferentes saberes em uma abordagem transdisciplinar, articulando as contribuições de diversas ciências em um marco epistemológico que fundamenta práticas inovadoras e dialogadas, com vistas ao fortalecimento do potencial humano em todas as suas dimensões.
Os textos aqui reunidos oferecem uma rica diversidade de perspectivas e abordagens, refletindo a amplitude e a complexidade do tema. O e-book do GT 18 reúne, justamente, 18 trabalhos que abordam de maneira ampla e diversificada as implicações teóricas e práticas desse campo no cotidiano escolar e não escolar. Iniciando com reflexões sobre a saúde mental e emocional, o artigo "Neoliberalismo e saúde mental no trabalho: uma análise da pressão por produtividade imposta aos professores da pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE)" analisa os impactos das dinâmicas neoliberais no bem-estar docente. 
Já "A saúde emocional do professor e suas implicações no trabalho docente" e "Prosa e psique: saúde mental de estudantes universitários" exploram os desafios emocionais enfrentados por educadores e estudantes no contexto acadêmico, ressaltando a importância de intervenções para promover equilíbrio emocional. O trabalho "Repertório emocional de professores do sistema municipal de educação de Fortaleza" contribui ao discutir a relação entre habilidades socioemocionais e práticas pedagógicas.
No campo da afetividade e das interações no ambiente escolar, "O lugar da afetividade na prática educacional e seus influxos na formação integral do educando" e "Ensinar-aprender enquanto atos de afeto: o que pensam estudantes e professoras universitárias?" destacam a importância de construir relações baseadas no respeito e na compreensão emocional. O trabalho "Desbloqueando o Potencial: A Importância de Ver e Valorizar o Aluno como Protagonista do Seu Próprio Aprendizado" enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam e fortaleçam a autonomia do aluno, permitindo-lhe assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades.
Complementando essa abordagem, "Afetividade, ludicidade e Educação Emocional na Educação Infantil" apresenta estratégias lúdicas para o desenvolvimento socioemocional, enquanto "O patinho feio: contributos do conto para o ensino da competência socioemocional empatia" investiga como histórias podem fomentar a empatia entre os alunos. Trabalhos como "Preferências de fuga ao estresse entre alunos: a influência da música em diferentes faixas etárias" e "Construindo diálogos respeitosos no ambiente escolar: uma cartilha informativa para a comunicação não violenta" trazem propostas práticas para promover ambientes mais saudáveis e harmoniosos.
Quanto à formação docente e à mediação socioemocional, os artigos "Estratégias na Educação Emocional: o professor-pesquisador" e "Educação Emocional: habilidades sociais educativas de professores no contexto escolar" analisam as competências necessárias para os professores lidarem com as emoções no cotidiano escolar. "A psicopedagogia institucional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na última etapa da Educação Básica" destaca o papel da psicopedagogia no desenvolvimento integral dos alunos, enquanto "Desafios pedagógicos da Educação Emocional: breves reflexões" apresenta barreiras e possibilidades para a implementação de práticas emocionais na escola. Esses trabalhos mostram que a formação docente é essencial para o fortalecimento da Educação Emocional em contextos educacionais diversos.
Os artigos discutem também a Educação Emocional como instrumento de transformação social. "Narrativas e autoconhecimento: reflexões sobre uma experiência em uma escola do ensino básico" e "Percepções de pedagogas em formação sobre a inclusão da Educação Emocional no currículo escolar" destacam a importância do autoconhecimento e da inclusão das emoções na formação escolar. Já "Ativismo pedagógico como alternativa às violências de gênero e adoecimento mental na infância gerados em contexto escolar" traz propostas para o enfrentamento de violências emocionais e sociais. Essa coletânea reafirma o papel central da Educação Emocional no fortalecimento das relações interpessoais, na construção de ambientes inclusivos e na promoção de uma educação integral voltada para o desenvolvimento humano.
Entre os temas discutidos, encontramos reflexões profundas sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, estratégias de empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade e experiências concretas que articulam práticas integrativas e complementares à formação docente. Os trabalhos apresentados mostram que a Educação Emocional não é apenas um campo de estudo, mas uma prática transformadora capaz de impactar tanto as relações interpessoais quanto os processos de ensino-aprendizagem.
Neste cenário, o GT 18 reafirma seu compromisso de compreender e promover a Educação Emocional como um instrumento para construir ambientes mais saudáveis, inclusivos e integradores. Os textos aqui apresentados representam uma contribuição valiosa para educadores, gestores e pesquisadores que desejam incorporar esses princípios em suas práticas e pesquisas.
Agradecemos a todos os autores que, com suas pesquisas e experiências, tornaram este e-book uma realidade. Que as reflexões e proposições contidas nestas páginas inspirem novas práticas e ampliem os horizontes de todos que se dedicam à educação como um ato dialógico de transformação humana e social.
Boa leitura!
 
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