A pesquisa aborda como diferentes faixas etárias de alunos utilizam a música como estratégia de fuga em situações de estresse. O objetivo principal é entender as preferências dos alunos em relação a ouvir música e analisar as diferenças significativas entre as idades. Foram utilizadas técnicas de análise estatística, incluindo testes de significância, para avaliar as respostas dos alunos.Os dados foram representados inicialmente em gráficos de pizza, mostrando a porcentagem de alunos que preferem ouvir música em quatro faixas etárias: 11-13 anos, 14-16 anos, 16-17 anos e 17-20 anos. Em seguida, esses dados foram analisados por meio de um gráfico de box plot, destacando as variações e a significância estatística entre as faixas etárias.Os resultados mostram que a preferência por ouvir música aumenta significativamente com a idade. Alunos de 16-17 anos apresentam a maior mediana de preferência (58.3%), seguidos pelos alunos de 17-20 anos (50.0%). As faixas etárias mais jovens (11-13 anos e 14-16 anos) mostraram menores medianas, de 37.7% e 33.3%, respectivamente. As comparações estatísticas indicaram diferenças significativas entre as faixas etárias, especialmente entre os grupos de 11-13 anos e 16-17 anos, e 14-16 anos e 16-17 anos.Conclui-se que a idade influencia significativamente a escolha de ouvir música como estratégia de enfrentamento ao estresse. Esse comportamento pode ser relevante para intervenções educacionais e de saúde mental, oferecendo possibilidades sobre como diferentes grupos etários lidam com o estresse e preferem suas estratégias de fuga. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão das dinâmicas psicossociais em ambientes educacionais, com implicações práticas para o desenvolvimento de abordagens de suporte mais eficazes.