s Habilidades Sociais Educativas são indispensáveis no contexto escolar, sobretudo na perspectiva inclusiva, haja vista que a educação de alunos Público-Alvo da Educação Especial, assim como de qualquer estudante, exige do professor flexibilidade, paciência, criatividade, afabilidade e responsabilidade. As habilidades sociais entendidas como um conjunto de comportamentos que o indivíduo apresenta nas interações sociais que contribuem para relações interpessoais satisfatórias; elas são aprendidas nas interações, são situacionais e valorizadas de acordo com características pessoais e culturais. O presente estudo teve como objetivo descrever a perspectiva de professores de alunos Público-Alvo da Educação Especial sobre seu repertório de Habilidades Sociais Educativas. Realizado segundo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, os achados apontam ainda que as Habilidades Sociais Educativas de professores são recursos indispensáveis na educação inclusiva. Compreende-se que o papel do professor como agente do processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento requer competência profissional para planejar, conduzir, participar (de) e mediar HSE no contexto escolar. As Habilidades Sociais Educativas não significam uniformização da prática pedagógica. Ao contrário, cada professor pode ter um estilo próprio, uma forma pessoal de organizar e colocar em prática suas HSE, na interação com os alunos. Conclui-se que não podemos deixar de enfatizar a centralidade das relações professor-aluno como núcleo da própria razão de ser da escola e da qualidade da Educação.