O paradigma educacional tradicional, centrado no professor e na transmissão unidirecional de conhecimento, tem sido cada vez mais questionado diante da necessidade de promover uma aprendizagem mais significativa e centrada no aluno. Surge a importância de ver e valorizar o aluno como protagonista do próprio aprendizado. Este trabalho tem como objetivo destacar a relevância de uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, reconhecendo sua capacidade de ser o protagonista ativo na construção do conhecimento. A metodologia utilizada envolveu uma revisão bibliográfica para explorar as bases teóricas e práticas que sustentam a valorização do aluno como protagonista do aprendizado. Foram analisados estudos, teorias educacionais e experiências pedagógicas que evidenciam os benefícios dessa abordagem para o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos estudantes. Os resultados destacam que ao ver e valorizar o aluno como protagonista, os educadores podem promover uma aprendizagem mais engajada, significativa e duradoura. Essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como autonomia, pensamento crítico e colaboração, preparando os alunos para os desafios do mundo moderno. Este trabalho reforça a importância de uma mudança de paradigma na educação, onde o aluno é reconhecido como o principal agente do próprio aprendizado. Ao adotar uma abordagem centrada no aluno, os educadores podem desbloquear todo o potencial dos estudantes, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e relevante para as demandas da sociedade contemporânea.