O ensino e a aprendizagem são processos complexos e interativos, nos quais o conhecimento se estabelece a partir da confiança e reconhecimento do diálogo na relação eu-tu. O aspecto crucial desses atos é o encontro, a reciprocidade e a relação respeitosa entre professor e aluno, no contexto da construção do conhecimento e das experiências vividas. A dimensão afetiva entre professores e estudantes influencia significativamente o processo educativo, e a educação emocional emerge como componente essencial para a formação integral dos estudantes, promovendo um ambiente onde a afetividade é valorizada. Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de estudantes e professoras universitárias sobre o ensino e a aprendizagem enquanto atos de afeto. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas envolvendo 10 estudantes e 5 professoras de uma universidade pública, analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados revelaram que tanto estudantes quanto professoras reconhecem a importância da afetividade no ensino-aprendizagem. Professoras destacaram que uma relação afetiva positiva facilita a transmissão do conhecimento e promove confiança e respeito mútuo. Estudantes relataram maior motivação e engajamento quando percebem genuína preocupação de suas professoras com seu aprendizado e bem-estar. Ambos os grupos enfatizaram que a afetividade complementa e enriquece o rigor acadêmico. A pesquisa também destacou a importância da educação emocional, mostrando que o desenvolvimento de habilidades emocionais é crucial para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Professores que incorporam a educação emocional em suas práticas pedagógicas formam indivíduos mais equilibrados e resilientes. Conclui-se que é essencial que as instituições educacionais promovam um ambiente que valorize e incentive relações afetivas positivas entre professores e estudantes, reconhecendo a importância da dimensão afetiva e da educação emocional no processo educativo.