O PATINHO FEIO: CONTRIBUTOS DO CONTO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EMPATIA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119371 "edicao_id" => 376 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 867 "titulo" => "O PATINHO FEIO: CONTRIBUTOS DO CONTO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EMPATIA" "resumo" => "Os contos de fadas encantam e emocionam, divertem e ensinam. A dualidade entre os opostos inconciliáveis é uma constante: o bem e o mal, a luz e as trevas. A leitura de contos de fadas constitui-se como uma atividade educativa, a qual sempre traz consigo um ensino, uma transmissão de saberes que podem ser do campo cognitivo, afetivo ou de ambos. Podem contribuir para o fortalecimento da imaginação, da criatividade, da formação do sujeito e, potencialmente, podem favorecer o ensino de competências socioemocionais, que são o conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções e com os desafios diários. Nossa pesquisa objetiva analisar os contributos do conto O Patinho Feio para o ensino da competência socioemocional empatia. Buscamos responder a seguinte indagação: quais as contribuições do conto O Patinho Feio no ensino da competência socioemocional empatia? Definimos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário e tivemos como respondentes estudantes do 5° ano de uma escola pública da cidade de Quixadá–CE. Os principais autores que nos subsidiaram foram: Amarilha (1997), Llenas (2015), Goleman (2012), Fonte (2019), e Cosson (2020; 2021). Os achados indicam que empatia é uma aptidão pessoal, uma habilidade que nos permite compreender, ainda que não estejamos de acordo, o ponto de vista de outras pessoas demonstrando que as estamos entendendo. Vimos que para criar cidadãos sem preconceitos, é preciso começar a educá-los desde crianças, ensinando-lhes sobre o respeito ao diferente por meio de máximas morais, contos e narrativas que instiguem avaliações e conclusões de que todas as pessoas merecem respeito e tratamento digno. Temos que ensinar as nossas crianças e jovens que a diversidade é extremamente benéfica e essa responsabilidade é nossa enquanto sociedade, enquanto educadores e enquanto família." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID867_TB1596_27102024143524.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:30:03" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE DO NASCIMENTO DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSI NASCIMENTO" "autor_email" => "josiane.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119371 "edicao_id" => 376 "trabalho_id" => 1596 "inscrito_id" => 867 "titulo" => "O PATINHO FEIO: CONTRIBUTOS DO CONTO PARA O ENSINO DA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EMPATIA" "resumo" => "Os contos de fadas encantam e emocionam, divertem e ensinam. A dualidade entre os opostos inconciliáveis é uma constante: o bem e o mal, a luz e as trevas. A leitura de contos de fadas constitui-se como uma atividade educativa, a qual sempre traz consigo um ensino, uma transmissão de saberes que podem ser do campo cognitivo, afetivo ou de ambos. Podem contribuir para o fortalecimento da imaginação, da criatividade, da formação do sujeito e, potencialmente, podem favorecer o ensino de competências socioemocionais, que são o conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções e com os desafios diários. Nossa pesquisa objetiva analisar os contributos do conto O Patinho Feio para o ensino da competência socioemocional empatia. Buscamos responder a seguinte indagação: quais as contribuições do conto O Patinho Feio no ensino da competência socioemocional empatia? Definimos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário e tivemos como respondentes estudantes do 5° ano de uma escola pública da cidade de Quixadá–CE. Os principais autores que nos subsidiaram foram: Amarilha (1997), Llenas (2015), Goleman (2012), Fonte (2019), e Cosson (2020; 2021). Os achados indicam que empatia é uma aptidão pessoal, uma habilidade que nos permite compreender, ainda que não estejamos de acordo, o ponto de vista de outras pessoas demonstrando que as estamos entendendo. Vimos que para criar cidadãos sem preconceitos, é preciso começar a educá-los desde crianças, ensinando-lhes sobre o respeito ao diferente por meio de máximas morais, contos e narrativas que instiguem avaliações e conclusões de que todas as pessoas merecem respeito e tratamento digno. Temos que ensinar as nossas crianças e jovens que a diversidade é extremamente benéfica e essa responsabilidade é nossa enquanto sociedade, enquanto educadores e enquanto família." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID867_TB1596_27102024143524.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:30:03" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE DO NASCIMENTO DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSI NASCIMENTO" "autor_email" => "josiane.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 376 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "logo" => null "capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "timbrado" => "679118a994b3f_22012025131121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 376 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "logo" => null "capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "timbrado" => "679118a994b3f_22012025131121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 245 "edicao_id" => 376 "codigo" => "978-65-5222-021-9" "capa" => "679118a99850f_22012025131121.png" "titulo" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "prefacio" => """ É com imensa satisfação que apresentamos o e-book do Grupo de Trabalho (GT) 18 - Educação Emocional, realizado durante o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) 2024. Este GT consolidou-se como um espaço de reflexão e diálogo, reunindo pesquisadores, professores, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados em aprofundar as discussões sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar.<br />\r\n A Educação Emocional, enquanto campo de conhecimento e práticas, transcende a dimensão técnica da aprendizagem, sendo parte de discussões mais amplas sobre a formação integral do ser humano. Com um propósito educativo contínuo e permanente, ao longo de toda a vida, a Educação Emocional contribui para o desenvolvimento humano ao promover o autoconhecimento, a autonomia e comportamentos que capacitam os/as pessoas a enfrentar situações-problema com resiliência. <br />\r\n Atuando como uma atividade preventiva, busca não apenas minimizar dificuldades emocionais, mas também construir competências socioemocionais que libertem o sujeito de padrões reativos, fortalecendo sua capacidade de agir de maneira consciente e responsável. Como um construto teórico, integra diferentes saberes em uma abordagem transdisciplinar, articulando as contribuições de diversas ciências em um marco epistemológico que fundamenta práticas inovadoras e dialogadas, com vistas ao fortalecimento do potencial humano em todas as suas dimensões.<br />\r\n Os textos aqui reunidos oferecem uma rica diversidade de perspectivas e abordagens, refletindo a amplitude e a complexidade do tema. O e-book do GT 18 reúne, justamente, 18 trabalhos que abordam de maneira ampla e diversificada as implicações teóricas e práticas desse campo no cotidiano escolar e não escolar. Iniciando com reflexões sobre a saúde mental e emocional, o artigo "Neoliberalismo e saúde mental no trabalho: uma análise da pressão por produtividade imposta aos professores da pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE)" analisa os impactos das dinâmicas neoliberais no bem-estar docente. <br />\r\n Já "A saúde emocional do professor e suas implicações no trabalho docente" e "Prosa e psique: saúde mental de estudantes universitários" exploram os desafios emocionais enfrentados por educadores e estudantes no contexto acadêmico, ressaltando a importância de intervenções para promover equilíbrio emocional. O trabalho "Repertório emocional de professores do sistema municipal de educação de Fortaleza" contribui ao discutir a relação entre habilidades socioemocionais e práticas pedagógicas.<br />\r\n No campo da afetividade e das interações no ambiente escolar, "O lugar da afetividade na prática educacional e seus influxos na formação integral do educando" e "Ensinar-aprender enquanto atos de afeto: o que pensam estudantes e professoras universitárias?" destacam a importância de construir relações baseadas no respeito e na compreensão emocional. O trabalho "Desbloqueando o Potencial: A Importância de Ver e Valorizar o Aluno como Protagonista do Seu Próprio Aprendizado" enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam e fortaleçam a autonomia do aluno, permitindo-lhe assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades.<br />\r\n Complementando essa abordagem, "Afetividade, ludicidade e Educação Emocional na Educação Infantil" apresenta estratégias lúdicas para o desenvolvimento socioemocional, enquanto "O patinho feio: contributos do conto para o ensino da competência socioemocional empatia" investiga como histórias podem fomentar a empatia entre os alunos. Trabalhos como "Preferências de fuga ao estresse entre alunos: a influência da música em diferentes faixas etárias" e "Construindo diálogos respeitosos no ambiente escolar: uma cartilha informativa para a comunicação não violenta" trazem propostas práticas para promover ambientes mais saudáveis e harmoniosos.<br />\r\n Quanto à formação docente e à mediação socioemocional, os artigos "Estratégias na Educação Emocional: o professor-pesquisador" e "Educação Emocional: habilidades sociais educativas de professores no contexto escolar" analisam as competências necessárias para os professores lidarem com as emoções no cotidiano escolar. "A psicopedagogia institucional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na última etapa da Educação Básica" destaca o papel da psicopedagogia no desenvolvimento integral dos alunos, enquanto "Desafios pedagógicos da Educação Emocional: breves reflexões" apresenta barreiras e possibilidades para a implementação de práticas emocionais na escola. Esses trabalhos mostram que a formação docente é essencial para o fortalecimento da Educação Emocional em contextos educacionais diversos.<br />\r\n Os artigos discutem também a Educação Emocional como instrumento de transformação social. "Narrativas e autoconhecimento: reflexões sobre uma experiência em uma escola do ensino básico" e "Percepções de pedagogas em formação sobre a inclusão da Educação Emocional no currículo escolar" destacam a importância do autoconhecimento e da inclusão das emoções na formação escolar. Já "Ativismo pedagógico como alternativa às violências de gênero e adoecimento mental na infância gerados em contexto escolar" traz propostas para o enfrentamento de violências emocionais e sociais. Essa coletânea reafirma o papel central da Educação Emocional no fortalecimento das relações interpessoais, na construção de ambientes inclusivos e na promoção de uma educação integral voltada para o desenvolvimento humano.<br />\r\n Entre os temas discutidos, encontramos reflexões profundas sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, estratégias de empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade e experiências concretas que articulam práticas integrativas e complementares à formação docente. Os trabalhos apresentados mostram que a Educação Emocional não é apenas um campo de estudo, mas uma prática transformadora capaz de impactar tanto as relações interpessoais quanto os processos de ensino-aprendizagem.<br />\r\n Neste cenário, o GT 18 reafirma seu compromisso de compreender e promover a Educação Emocional como um instrumento para construir ambientes mais saudáveis, inclusivos e integradores. Os textos aqui apresentados representam uma contribuição valiosa para educadores, gestores e pesquisadores que desejam incorporar esses princípios em suas práticas e pesquisas.<br />\r\n Agradecemos a todos os autores que, com suas pesquisas e experiências, tornaram este e-book uma realidade. Que as reflexões e proposições contidas nestas páginas inspirem novas práticas e ampliem os horizontes de todos que se dedicam à educação como um ato dialógico de transformação humana e social.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E TATIANA CRISTINA VASCONCELOS <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA<br />\r\n MARIA DAS DORES TRAJANO DA RIBEIRO<br />\r\n EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA<br />\r\n IRINALDO CAETANO MARQUES<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES<br />\r\n RODINEY MARCELO BRAGA DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS MONTEIRO DE PAIVA<br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS<br />\r\n KARLA ROBERTA BRANDÃO DE OLIVEIRA<br />\r\n MAGNÓLIA DE LIMA SOUSA TARGINO<br />\r\n JOSELITO SANTOS<br />\r\n THAYNÁ SOUTO BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ece4ef412_24012025164124.pdf" "arquivo" => "28012025152940-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 245 "edicao_id" => 376 "codigo" => "978-65-5222-021-9" "capa" => "679118a99850f_22012025131121.png" "titulo" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "prefacio" => """ É com imensa satisfação que apresentamos o e-book do Grupo de Trabalho (GT) 18 - Educação Emocional, realizado durante o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) 2024. Este GT consolidou-se como um espaço de reflexão e diálogo, reunindo pesquisadores, professores, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados em aprofundar as discussões sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar.<br />\r\n A Educação Emocional, enquanto campo de conhecimento e práticas, transcende a dimensão técnica da aprendizagem, sendo parte de discussões mais amplas sobre a formação integral do ser humano. Com um propósito educativo contínuo e permanente, ao longo de toda a vida, a Educação Emocional contribui para o desenvolvimento humano ao promover o autoconhecimento, a autonomia e comportamentos que capacitam os/as pessoas a enfrentar situações-problema com resiliência. <br />\r\n Atuando como uma atividade preventiva, busca não apenas minimizar dificuldades emocionais, mas também construir competências socioemocionais que libertem o sujeito de padrões reativos, fortalecendo sua capacidade de agir de maneira consciente e responsável. Como um construto teórico, integra diferentes saberes em uma abordagem transdisciplinar, articulando as contribuições de diversas ciências em um marco epistemológico que fundamenta práticas inovadoras e dialogadas, com vistas ao fortalecimento do potencial humano em todas as suas dimensões.<br />\r\n Os textos aqui reunidos oferecem uma rica diversidade de perspectivas e abordagens, refletindo a amplitude e a complexidade do tema. O e-book do GT 18 reúne, justamente, 18 trabalhos que abordam de maneira ampla e diversificada as implicações teóricas e práticas desse campo no cotidiano escolar e não escolar. Iniciando com reflexões sobre a saúde mental e emocional, o artigo "Neoliberalismo e saúde mental no trabalho: uma análise da pressão por produtividade imposta aos professores da pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE)" analisa os impactos das dinâmicas neoliberais no bem-estar docente. <br />\r\n Já "A saúde emocional do professor e suas implicações no trabalho docente" e "Prosa e psique: saúde mental de estudantes universitários" exploram os desafios emocionais enfrentados por educadores e estudantes no contexto acadêmico, ressaltando a importância de intervenções para promover equilíbrio emocional. O trabalho "Repertório emocional de professores do sistema municipal de educação de Fortaleza" contribui ao discutir a relação entre habilidades socioemocionais e práticas pedagógicas.<br />\r\n No campo da afetividade e das interações no ambiente escolar, "O lugar da afetividade na prática educacional e seus influxos na formação integral do educando" e "Ensinar-aprender enquanto atos de afeto: o que pensam estudantes e professoras universitárias?" destacam a importância de construir relações baseadas no respeito e na compreensão emocional. O trabalho "Desbloqueando o Potencial: A Importância de Ver e Valorizar o Aluno como Protagonista do Seu Próprio Aprendizado" enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam e fortaleçam a autonomia do aluno, permitindo-lhe assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades.<br />\r\n Complementando essa abordagem, "Afetividade, ludicidade e Educação Emocional na Educação Infantil" apresenta estratégias lúdicas para o desenvolvimento socioemocional, enquanto "O patinho feio: contributos do conto para o ensino da competência socioemocional empatia" investiga como histórias podem fomentar a empatia entre os alunos. Trabalhos como "Preferências de fuga ao estresse entre alunos: a influência da música em diferentes faixas etárias" e "Construindo diálogos respeitosos no ambiente escolar: uma cartilha informativa para a comunicação não violenta" trazem propostas práticas para promover ambientes mais saudáveis e harmoniosos.<br />\r\n Quanto à formação docente e à mediação socioemocional, os artigos "Estratégias na Educação Emocional: o professor-pesquisador" e "Educação Emocional: habilidades sociais educativas de professores no contexto escolar" analisam as competências necessárias para os professores lidarem com as emoções no cotidiano escolar. "A psicopedagogia institucional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na última etapa da Educação Básica" destaca o papel da psicopedagogia no desenvolvimento integral dos alunos, enquanto "Desafios pedagógicos da Educação Emocional: breves reflexões" apresenta barreiras e possibilidades para a implementação de práticas emocionais na escola. Esses trabalhos mostram que a formação docente é essencial para o fortalecimento da Educação Emocional em contextos educacionais diversos.<br />\r\n Os artigos discutem também a Educação Emocional como instrumento de transformação social. "Narrativas e autoconhecimento: reflexões sobre uma experiência em uma escola do ensino básico" e "Percepções de pedagogas em formação sobre a inclusão da Educação Emocional no currículo escolar" destacam a importância do autoconhecimento e da inclusão das emoções na formação escolar. Já "Ativismo pedagógico como alternativa às violências de gênero e adoecimento mental na infância gerados em contexto escolar" traz propostas para o enfrentamento de violências emocionais e sociais. Essa coletânea reafirma o papel central da Educação Emocional no fortalecimento das relações interpessoais, na construção de ambientes inclusivos e na promoção de uma educação integral voltada para o desenvolvimento humano.<br />\r\n Entre os temas discutidos, encontramos reflexões profundas sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, estratégias de empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade e experiências concretas que articulam práticas integrativas e complementares à formação docente. Os trabalhos apresentados mostram que a Educação Emocional não é apenas um campo de estudo, mas uma prática transformadora capaz de impactar tanto as relações interpessoais quanto os processos de ensino-aprendizagem.<br />\r\n Neste cenário, o GT 18 reafirma seu compromisso de compreender e promover a Educação Emocional como um instrumento para construir ambientes mais saudáveis, inclusivos e integradores. Os textos aqui apresentados representam uma contribuição valiosa para educadores, gestores e pesquisadores que desejam incorporar esses princípios em suas práticas e pesquisas.<br />\r\n Agradecemos a todos os autores que, com suas pesquisas e experiências, tornaram este e-book uma realidade. Que as reflexões e proposições contidas nestas páginas inspirem novas práticas e ampliem os horizontes de todos que se dedicam à educação como um ato dialógico de transformação humana e social.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E TATIANA CRISTINA VASCONCELOS <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA<br />\r\n MARIA DAS DORES TRAJANO DA RIBEIRO<br />\r\n EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA<br />\r\n IRINALDO CAETANO MARQUES<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES<br />\r\n RODINEY MARCELO BRAGA DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS MONTEIRO DE PAIVA<br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS<br />\r\n KARLA ROBERTA BRANDÃO DE OLIVEIRA<br />\r\n MAGNÓLIA DE LIMA SOUSA TARGINO<br />\r\n JOSELITO SANTOS<br />\r\n THAYNÁ SOUTO BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ece4ef412_24012025164124.pdf" "arquivo" => "28012025152940-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }