REPERTÓRIO EMOCIONAL DE PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119374 "edicao_id" => 376 "trabalho_id" => 7129 "inscrito_id" => 16334 "titulo" => "REPERTÓRIO EMOCIONAL DE PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA" "resumo" => "O estudo em questão analisa o repertório emocional dos professores do sistema municipal de Educação do município de Fortaleza na educação infantil e ensino fundamental. O objetivo geral foi identificar as emoções mais recorrentes em professores no cotidiano escolar e as estratégias utilizadas por estes para gerenciar tais emoções. As perguntas principais da pesquisa foram: Qual o impacto do gerenciamento das emoções na formação dos professores e no seu estilo de vida? A hipótese principal da pesquisa foi a de que professores que conhecem mais suas emoções e possuem estratégias eficientes de gerenciamento da emoção tem mais condições de desenvolver uma prática docente eficiente, com impactos diretos em seus percursos formativos. Foi realizado um estudo misto, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Na parte quantitativa, foi aplicado um questionário estruturado a um grupo representativo de professores, visando medir a frequência e a intensidade das emoções experimentadas no ambiente escolar. Na vertente qualitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das experiências emocionais dos professores. Foram utilizadas as pesquisas de Paul Ekman e Marc Brackett. A Teoria das Emoções de Ekman propõe a existência de seis emoções básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, nojo e raiva. Segundo Ekman, essas emoções são universais e desempenham um papel fundamental na comunicação e na interação humana. Complementando essa perspectiva, as pesquisas de Marc Brackett, enfatizam a importância da inteligência emocional no ambiente escolar. Professores que participam de programas de desenvolvimento profissional e recebem apoio psicológico demonstram maior resiliência e capacidade de lidar com as demandas emocionais da profissão. O investimento no repertório emocional dos professores da educação básica pode beneficiar o bem-estar dos educadores. Recomenda-se, portanto, que políticas educacionais e programas de formação contínua incluam o desenvolvimento emocional como componente importante." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16334_TB7129_26102024191923.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:30:03" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELTON MEDEIROS TELES" "autor_nome_curto" => "Ton Medeiros" "autor_email" => "professortelesmedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119374 "edicao_id" => 376 "trabalho_id" => 7129 "inscrito_id" => 16334 "titulo" => "REPERTÓRIO EMOCIONAL DE PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA" "resumo" => "O estudo em questão analisa o repertório emocional dos professores do sistema municipal de Educação do município de Fortaleza na educação infantil e ensino fundamental. O objetivo geral foi identificar as emoções mais recorrentes em professores no cotidiano escolar e as estratégias utilizadas por estes para gerenciar tais emoções. As perguntas principais da pesquisa foram: Qual o impacto do gerenciamento das emoções na formação dos professores e no seu estilo de vida? A hipótese principal da pesquisa foi a de que professores que conhecem mais suas emoções e possuem estratégias eficientes de gerenciamento da emoção tem mais condições de desenvolver uma prática docente eficiente, com impactos diretos em seus percursos formativos. Foi realizado um estudo misto, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Na parte quantitativa, foi aplicado um questionário estruturado a um grupo representativo de professores, visando medir a frequência e a intensidade das emoções experimentadas no ambiente escolar. Na vertente qualitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das experiências emocionais dos professores. Foram utilizadas as pesquisas de Paul Ekman e Marc Brackett. A Teoria das Emoções de Ekman propõe a existência de seis emoções básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, nojo e raiva. Segundo Ekman, essas emoções são universais e desempenham um papel fundamental na comunicação e na interação humana. Complementando essa perspectiva, as pesquisas de Marc Brackett, enfatizam a importância da inteligência emocional no ambiente escolar. Professores que participam de programas de desenvolvimento profissional e recebem apoio psicológico demonstram maior resiliência e capacidade de lidar com as demandas emocionais da profissão. O investimento no repertório emocional dos professores da educação básica pode beneficiar o bem-estar dos educadores. Recomenda-se, portanto, que políticas educacionais e programas de formação contínua incluam o desenvolvimento emocional como componente importante." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16334_TB7129_26102024191923.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:30:03" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELTON MEDEIROS TELES" "autor_nome_curto" => "Ton Medeiros" "autor_email" => "professortelesmedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:32:44" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 376 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "logo" => null "capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "timbrado" => "679118a994b3f_22012025131121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 376 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT18" "logo" => null "capa" => "679118a993d20_22012025131121.jpg" "timbrado" => "679118a994b3f_22012025131121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 245 "edicao_id" => 376 "codigo" => "978-65-5222-021-9" "capa" => "679118a99850f_22012025131121.png" "titulo" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "prefacio" => """ É com imensa satisfação que apresentamos o e-book do Grupo de Trabalho (GT) 18 - Educação Emocional, realizado durante o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) 2024. Este GT consolidou-se como um espaço de reflexão e diálogo, reunindo pesquisadores, professores, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados em aprofundar as discussões sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar.<br />\r\n A Educação Emocional, enquanto campo de conhecimento e práticas, transcende a dimensão técnica da aprendizagem, sendo parte de discussões mais amplas sobre a formação integral do ser humano. Com um propósito educativo contínuo e permanente, ao longo de toda a vida, a Educação Emocional contribui para o desenvolvimento humano ao promover o autoconhecimento, a autonomia e comportamentos que capacitam os/as pessoas a enfrentar situações-problema com resiliência. <br />\r\n Atuando como uma atividade preventiva, busca não apenas minimizar dificuldades emocionais, mas também construir competências socioemocionais que libertem o sujeito de padrões reativos, fortalecendo sua capacidade de agir de maneira consciente e responsável. Como um construto teórico, integra diferentes saberes em uma abordagem transdisciplinar, articulando as contribuições de diversas ciências em um marco epistemológico que fundamenta práticas inovadoras e dialogadas, com vistas ao fortalecimento do potencial humano em todas as suas dimensões.<br />\r\n Os textos aqui reunidos oferecem uma rica diversidade de perspectivas e abordagens, refletindo a amplitude e a complexidade do tema. O e-book do GT 18 reúne, justamente, 18 trabalhos que abordam de maneira ampla e diversificada as implicações teóricas e práticas desse campo no cotidiano escolar e não escolar. Iniciando com reflexões sobre a saúde mental e emocional, o artigo "Neoliberalismo e saúde mental no trabalho: uma análise da pressão por produtividade imposta aos professores da pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE)" analisa os impactos das dinâmicas neoliberais no bem-estar docente. <br />\r\n Já "A saúde emocional do professor e suas implicações no trabalho docente" e "Prosa e psique: saúde mental de estudantes universitários" exploram os desafios emocionais enfrentados por educadores e estudantes no contexto acadêmico, ressaltando a importância de intervenções para promover equilíbrio emocional. O trabalho "Repertório emocional de professores do sistema municipal de educação de Fortaleza" contribui ao discutir a relação entre habilidades socioemocionais e práticas pedagógicas.<br />\r\n No campo da afetividade e das interações no ambiente escolar, "O lugar da afetividade na prática educacional e seus influxos na formação integral do educando" e "Ensinar-aprender enquanto atos de afeto: o que pensam estudantes e professoras universitárias?" destacam a importância de construir relações baseadas no respeito e na compreensão emocional. O trabalho "Desbloqueando o Potencial: A Importância de Ver e Valorizar o Aluno como Protagonista do Seu Próprio Aprendizado" enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam e fortaleçam a autonomia do aluno, permitindo-lhe assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades.<br />\r\n Complementando essa abordagem, "Afetividade, ludicidade e Educação Emocional na Educação Infantil" apresenta estratégias lúdicas para o desenvolvimento socioemocional, enquanto "O patinho feio: contributos do conto para o ensino da competência socioemocional empatia" investiga como histórias podem fomentar a empatia entre os alunos. Trabalhos como "Preferências de fuga ao estresse entre alunos: a influência da música em diferentes faixas etárias" e "Construindo diálogos respeitosos no ambiente escolar: uma cartilha informativa para a comunicação não violenta" trazem propostas práticas para promover ambientes mais saudáveis e harmoniosos.<br />\r\n Quanto à formação docente e à mediação socioemocional, os artigos "Estratégias na Educação Emocional: o professor-pesquisador" e "Educação Emocional: habilidades sociais educativas de professores no contexto escolar" analisam as competências necessárias para os professores lidarem com as emoções no cotidiano escolar. "A psicopedagogia institucional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na última etapa da Educação Básica" destaca o papel da psicopedagogia no desenvolvimento integral dos alunos, enquanto "Desafios pedagógicos da Educação Emocional: breves reflexões" apresenta barreiras e possibilidades para a implementação de práticas emocionais na escola. Esses trabalhos mostram que a formação docente é essencial para o fortalecimento da Educação Emocional em contextos educacionais diversos.<br />\r\n Os artigos discutem também a Educação Emocional como instrumento de transformação social. "Narrativas e autoconhecimento: reflexões sobre uma experiência em uma escola do ensino básico" e "Percepções de pedagogas em formação sobre a inclusão da Educação Emocional no currículo escolar" destacam a importância do autoconhecimento e da inclusão das emoções na formação escolar. Já "Ativismo pedagógico como alternativa às violências de gênero e adoecimento mental na infância gerados em contexto escolar" traz propostas para o enfrentamento de violências emocionais e sociais. Essa coletânea reafirma o papel central da Educação Emocional no fortalecimento das relações interpessoais, na construção de ambientes inclusivos e na promoção de uma educação integral voltada para o desenvolvimento humano.<br />\r\n Entre os temas discutidos, encontramos reflexões profundas sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, estratégias de empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade e experiências concretas que articulam práticas integrativas e complementares à formação docente. Os trabalhos apresentados mostram que a Educação Emocional não é apenas um campo de estudo, mas uma prática transformadora capaz de impactar tanto as relações interpessoais quanto os processos de ensino-aprendizagem.<br />\r\n Neste cenário, o GT 18 reafirma seu compromisso de compreender e promover a Educação Emocional como um instrumento para construir ambientes mais saudáveis, inclusivos e integradores. Os textos aqui apresentados representam uma contribuição valiosa para educadores, gestores e pesquisadores que desejam incorporar esses princípios em suas práticas e pesquisas.<br />\r\n Agradecemos a todos os autores que, com suas pesquisas e experiências, tornaram este e-book uma realidade. Que as reflexões e proposições contidas nestas páginas inspirem novas práticas e ampliem os horizontes de todos que se dedicam à educação como um ato dialógico de transformação humana e social.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E TATIANA CRISTINA VASCONCELOS <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA<br />\r\n MARIA DAS DORES TRAJANO DA RIBEIRO<br />\r\n EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA<br />\r\n IRINALDO CAETANO MARQUES<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES<br />\r\n RODINEY MARCELO BRAGA DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS MONTEIRO DE PAIVA<br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS<br />\r\n KARLA ROBERTA BRANDÃO DE OLIVEIRA<br />\r\n MAGNÓLIA DE LIMA SOUSA TARGINO<br />\r\n JOSELITO SANTOS<br />\r\n THAYNÁ SOUTO BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ece4ef412_24012025164124.pdf" "arquivo" => "28012025152940-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 245 "edicao_id" => 376 "codigo" => "978-65-5222-021-9" "capa" => "679118a99850f_22012025131121.png" "titulo" => "CONEDU - Educação emocional (Vol.3)" "prefacio" => """ É com imensa satisfação que apresentamos o e-book do Grupo de Trabalho (GT) 18 - Educação Emocional, realizado durante o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) 2024. Este GT consolidou-se como um espaço de reflexão e diálogo, reunindo pesquisadores, professores, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados em aprofundar as discussões sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar.<br />\r\n A Educação Emocional, enquanto campo de conhecimento e práticas, transcende a dimensão técnica da aprendizagem, sendo parte de discussões mais amplas sobre a formação integral do ser humano. Com um propósito educativo contínuo e permanente, ao longo de toda a vida, a Educação Emocional contribui para o desenvolvimento humano ao promover o autoconhecimento, a autonomia e comportamentos que capacitam os/as pessoas a enfrentar situações-problema com resiliência. <br />\r\n Atuando como uma atividade preventiva, busca não apenas minimizar dificuldades emocionais, mas também construir competências socioemocionais que libertem o sujeito de padrões reativos, fortalecendo sua capacidade de agir de maneira consciente e responsável. Como um construto teórico, integra diferentes saberes em uma abordagem transdisciplinar, articulando as contribuições de diversas ciências em um marco epistemológico que fundamenta práticas inovadoras e dialogadas, com vistas ao fortalecimento do potencial humano em todas as suas dimensões.<br />\r\n Os textos aqui reunidos oferecem uma rica diversidade de perspectivas e abordagens, refletindo a amplitude e a complexidade do tema. O e-book do GT 18 reúne, justamente, 18 trabalhos que abordam de maneira ampla e diversificada as implicações teóricas e práticas desse campo no cotidiano escolar e não escolar. Iniciando com reflexões sobre a saúde mental e emocional, o artigo "Neoliberalismo e saúde mental no trabalho: uma análise da pressão por produtividade imposta aos professores da pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE)" analisa os impactos das dinâmicas neoliberais no bem-estar docente. <br />\r\n Já "A saúde emocional do professor e suas implicações no trabalho docente" e "Prosa e psique: saúde mental de estudantes universitários" exploram os desafios emocionais enfrentados por educadores e estudantes no contexto acadêmico, ressaltando a importância de intervenções para promover equilíbrio emocional. O trabalho "Repertório emocional de professores do sistema municipal de educação de Fortaleza" contribui ao discutir a relação entre habilidades socioemocionais e práticas pedagógicas.<br />\r\n No campo da afetividade e das interações no ambiente escolar, "O lugar da afetividade na prática educacional e seus influxos na formação integral do educando" e "Ensinar-aprender enquanto atos de afeto: o que pensam estudantes e professoras universitárias?" destacam a importância de construir relações baseadas no respeito e na compreensão emocional. O trabalho "Desbloqueando o Potencial: A Importância de Ver e Valorizar o Aluno como Protagonista do Seu Próprio Aprendizado" enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que reconheçam e fortaleçam a autonomia do aluno, permitindo-lhe assumir um papel ativo na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades.<br />\r\n Complementando essa abordagem, "Afetividade, ludicidade e Educação Emocional na Educação Infantil" apresenta estratégias lúdicas para o desenvolvimento socioemocional, enquanto "O patinho feio: contributos do conto para o ensino da competência socioemocional empatia" investiga como histórias podem fomentar a empatia entre os alunos. Trabalhos como "Preferências de fuga ao estresse entre alunos: a influência da música em diferentes faixas etárias" e "Construindo diálogos respeitosos no ambiente escolar: uma cartilha informativa para a comunicação não violenta" trazem propostas práticas para promover ambientes mais saudáveis e harmoniosos.<br />\r\n Quanto à formação docente e à mediação socioemocional, os artigos "Estratégias na Educação Emocional: o professor-pesquisador" e "Educação Emocional: habilidades sociais educativas de professores no contexto escolar" analisam as competências necessárias para os professores lidarem com as emoções no cotidiano escolar. "A psicopedagogia institucional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na última etapa da Educação Básica" destaca o papel da psicopedagogia no desenvolvimento integral dos alunos, enquanto "Desafios pedagógicos da Educação Emocional: breves reflexões" apresenta barreiras e possibilidades para a implementação de práticas emocionais na escola. Esses trabalhos mostram que a formação docente é essencial para o fortalecimento da Educação Emocional em contextos educacionais diversos.<br />\r\n Os artigos discutem também a Educação Emocional como instrumento de transformação social. "Narrativas e autoconhecimento: reflexões sobre uma experiência em uma escola do ensino básico" e "Percepções de pedagogas em formação sobre a inclusão da Educação Emocional no currículo escolar" destacam a importância do autoconhecimento e da inclusão das emoções na formação escolar. Já "Ativismo pedagógico como alternativa às violências de gênero e adoecimento mental na infância gerados em contexto escolar" traz propostas para o enfrentamento de violências emocionais e sociais. Essa coletânea reafirma o papel central da Educação Emocional no fortalecimento das relações interpessoais, na construção de ambientes inclusivos e na promoção de uma educação integral voltada para o desenvolvimento humano.<br />\r\n Entre os temas discutidos, encontramos reflexões profundas sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, estratégias de empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade e experiências concretas que articulam práticas integrativas e complementares à formação docente. Os trabalhos apresentados mostram que a Educação Emocional não é apenas um campo de estudo, mas uma prática transformadora capaz de impactar tanto as relações interpessoais quanto os processos de ensino-aprendizagem.<br />\r\n Neste cenário, o GT 18 reafirma seu compromisso de compreender e promover a Educação Emocional como um instrumento para construir ambientes mais saudáveis, inclusivos e integradores. Os textos aqui apresentados representam uma contribuição valiosa para educadores, gestores e pesquisadores que desejam incorporar esses princípios em suas práticas e pesquisas.<br />\r\n Agradecemos a todos os autores que, com suas pesquisas e experiências, tornaram este e-book uma realidade. Que as reflexões e proposições contidas nestas páginas inspirem novas práticas e ampliem os horizontes de todos que se dedicam à educação como um ato dialógico de transformação humana e social.<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E TATIANA CRISTINA VASCONCELOS <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA<br />\r\n MARIA DAS DORES TRAJANO DA RIBEIRO<br />\r\n EVELINE DA SILVA MEDEIROS BATISTA<br />\r\n IRINALDO CAETANO MARQUES<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES<br />\r\n RODINEY MARCELO BRAGA DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS MONTEIRO DE PAIVA<br />\r\n TATIANA CRISTINA VASCONCELOS<br />\r\n KARLA ROBERTA BRANDÃO DE OLIVEIRA<br />\r\n MAGNÓLIA DE LIMA SOUSA TARGINO<br />\r\n JOSELITO SANTOS<br />\r\n THAYNÁ SOUTO BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ece4ef412_24012025164124.pdf" "arquivo" => "28012025152940-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:32:44" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }