O estudo em questão analisa o repertório emocional dos professores do sistema municipal de Educação do município de Fortaleza na educação infantil e ensino fundamental. O objetivo geral foi identificar as emoções mais recorrentes em professores no cotidiano escolar e as estratégias utilizadas por estes para gerenciar tais emoções. As perguntas principais da pesquisa foram: Qual o impacto do gerenciamento das emoções na formação dos professores e no seu estilo de vida? A hipótese principal da pesquisa foi a de que professores que conhecem mais suas emoções e possuem estratégias eficientes de gerenciamento da emoção tem mais condições de desenvolver uma prática docente eficiente, com impactos diretos em seus percursos formativos. Foi realizado um estudo misto, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Na parte quantitativa, foi aplicado um questionário estruturado a um grupo representativo de professores, visando medir a frequência e a intensidade das emoções experimentadas no ambiente escolar. Na vertente qualitativa, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das experiências emocionais dos professores. Foram utilizadas as pesquisas de Paul Ekman e Marc Brackett. A Teoria das Emoções de Ekman propõe a existência de seis emoções básicas: alegria, tristeza, medo, surpresa, nojo e raiva. Segundo Ekman, essas emoções são universais e desempenham um papel fundamental na comunicação e na interação humana. Complementando essa perspectiva, as pesquisas de Marc Brackett, enfatizam a importância da inteligência emocional no ambiente escolar. Professores que participam de programas de desenvolvimento profissional e recebem apoio psicológico demonstram maior resiliência e capacidade de lidar com as demandas emocionais da profissão. O investimento no repertório emocional dos professores da educação básica pode beneficiar o bem-estar dos educadores. Recomenda-se, portanto, que políticas educacionais e programas de formação contínua incluam o desenvolvimento emocional como componente importante.