Na educação emocional, uma estratégia que possui grande vantagem é quando o professor que utiliza a sala de aula como um laboratório vivo. O professor-pesquisador tem um papel fundamental no aprimoramento da qualidade educacional. Ao conduzirem pesquisas dentro da sala de aula e sobre a realidade escolar, eles podem obter insights valiosos para melhorar o ensino e promover mudanças significativas. Primeiramente, essa prática permite que os professores compreendam melhor as necessidades e desafios específicos enfrentados pelos alunos em sua comunidade escolar. Ao realizar diagnósticos detalhados, eles podem identificar lacunas no aprendizado, entender as causas subjacentes de problemas de desempenho e desenvolver estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem. Além disso, a pesquisa na sala de aula capacita os professores a adaptarem seu ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, promovendo uma abordagem mais personalizada e inclusiva. Eles podem utilizar métodos de ensino mais inovadores e recursos educacionais adequados às características específicas de seus alunos. Ao promoverem ações direcionadas para a promoção de temas relevantes para a comunidade escolar, os professores pesquisadores também contribuem para uma educação mais contextualizada e engajadora. Eles podem abordar questões locais e globais, como sustentabilidade, diversidade cultural, protagonismo, Práticas Integrativas e Complementares, saúde mental e cidadania, enriquecendo assim a experiência educacional dos alunos e preparando-os para enfrentar os desafios do mundo real. Ao realizarem pesquisas, os professores desempenham um papel vital na melhoria contínua da educação, ao adaptarem suas práticas de ensino, promoverem a inclusão e abordarem questões relevantes para a comunidade escolar. Essa abordagem contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico, social, e na saúde emocional e mental dos alunos, preparando-os para serem cidadãos protagonistas e conscientes. Este trabalho é um relato de experiência exitosa em educação emocional em Escolas de Tempo Integral.