A educação emocional, fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, enfrenta dificuldades que vão desde a formação inadequada dos professores até a resistência cultural e institucional. Considerando a importância dessa temática no contexto atual de educação, este trabalho busca refletir sobre os desafios pedagógicos da educação emocional no ambiente escolar. Utilizando um referencial teórico baseado em autores como Daniel Goleman e Howard Gardner, o estudo analisa a importância da inteligência emocional e das múltiplas inteligências no contexto educacional. Através dessa abordagem, foi possível identificar os principais obstáculos enfrentados na prática educativa. Os resultados revelam que a formação inicial e continuada dos professores é um dos maiores desafios. Muitos educadores sentem-se despreparados para abordar questões emocionais em sala de aula, indicando a necessidade de reformulação dos currículos de licenciatura e a oferta de capacitações específicas. Além disso, a resistência cultural e institucional ainda é significativa, com a educação emocional sendo frequentemente vista como secundária em relação às disciplinas acadêmicas tradicionais. Embora os desafios sejam muitos, a educação emocional oferece oportunidades para o desenvolvimento integral dos alunos. A superação desses desafios requer uma ação colaborativa e coordenada, envolvendo educadores, gestores, famílias e a comunidade escolar. Implementar a educação emocional de forma integrada e intencional contribuirá para a formação de indivíduos mais resilientes, empáticos e capazes de construir uma sociedade mais harmoniosa.