O mundo contemporâneo tem imposto diversos desafios aos educadores e escolas. Com o crescente avanço das tecnologias e da internet, o saber parece estar ao alcance de todos obrigando a escola a buscar integrar-se às mudanças e, assim, continuar mantendo o posto de lócus por excelência da formação sistematizada das juventudes. Na seara deste processo de ensinar e aprender, compreendemos que a psicopedagogia tem como objeto primordial a atuação nas questões inerentes à aprendizagem humana. O profissional desta área desenvolve ações de forma preventiva, antecipando reflexões às famílias e aos docentes sobre o processo de ensino e aprendizagem através da construção de espaços de diálogos, e planejamento e execução de formações que abordam questões didáticas – metodológicas mais apropriadas à comunidade escolar. O presente artigo visa contribuir com as reflexões e discussões sobre a atuação do psicopedagogo na abordagem das competências socioemocionais entre adolescentes na última etapa da educação básica. Em seu percurso metodológico, desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, este trabalho destaca as principais características da atuação profissional do psicopedagogo institucional; conceitua as competências socioemocionais de acordo com a BNCC, bem como, propõe estratégias psicopedagógicas que estimulem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais entre adolescentes no Ensino Médio. Desta forma, no que tange as implicações práticas, os resultados elencados neste estudo evidenciam que as ações desenvolvidas por este profissional com foco na formação de professores, estudantes e famílias durante todo o processo de formação escolar, são de fundamental importância para desenvolvido das competências e habilidades socioemocionais que repercutem em toda a comunidade escolar e na sociedade.