A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TEM SIDO CONSTANTEMENTE DISCUTIDA PARA MELHOR FORMA DE EXECUÇÃO, RESPEITANDO OS MAIS AMPLOS, MELHORES E COERENTES PADRÕES E ESTRATÉGIAS. PRETENDEU-SE COMO OBJETIVO GERAL DESCREVER O PERFIL DE FORMAÇÃO DOCENTE NO USO DA AVALIAÇÃO APRENDIZAGEM APLICADA A SEUS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR GOVERNADOR PEDRO FREITAS. PARA TANTO O PRESENTE TRABALHO REFERENCIOU-SE POR TEÓRICOS QUE FUNDAMENTARAM O DESENVOLVIMENTO DE INFORMAÇÕES, POSSIBILITANDO A BUSCA DE RESPOSTAS E ORIENTANDO ASSIM OS INDICADORES NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS NA COLETA DE DADOS, PARA QUE SE CONTEMPLASSEM OS OBJETIVOS ELENCADOS. ESTA PESQUISA TEVE ENFOQUE QUALITATIVO COM PERFIL DE ESTUDO DE CASO, ALCANCE DESCRITIVO COM DESENHO NÃO EXPERIMENTAL, NÃO PROBABILISTA, TENDO 44 SUJEITOS COMO UNIDADE DE ANÁLISE, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. APÓS COLETA DAS INFORMAÇÕES ATINGINDO O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA, DESCREVEU-SE QUE COM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUA DOS PROFESSORES A FORMATAÇÃO E APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DOS ALUNOS ASSUMIRAM ESTILOS DIFERENTES ASSEMELHANDO-SE A ESTES PROFESSORES; OS TIPOS, MÉTODOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES COINCIDEM COM SEUS GRAUS DE FORMAÇÃO, QUE O PERFIL ACADÊMICO DOS PROFESSORES SÃO COERENTES COM OS NÍVEIS DAS AVALIAÇÕES CONSTRUÍDAS E APLICADAS AOS SEUS ALUNOS. POR ESTA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE O APERFEIÇOAMENTO DOCENTE ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É NECESSÁRIO, JÁ QUE O PERFIL ACADÊMICO DOS PROFESSORES INFLUENCIA NA PERSPECTIVA DESTA ÁREA.