TRATA-SE O PRESENTE TEXTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESCRITO A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES CAPTURADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO “UM CANTO EM CADA CANTO, MEUS PRIMEIROS PASSOS NA MÚSICA”, ESTE, TRABALHADO EM UMA TURMA DE ALUNOS INSCRITOS NA ATIVIDADE EDUCAÇÃO COMPLEMENTA, MODALIDADE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, DO CENTRO EDUCACIONAL SESC LER DE ACAUÃ – PI. O CITADO TEXTO DESCREVE COM DETALHES OS EXPERIMENTOS REALIZADOS E OS DIVERSOS CONTATO QUE OS ALUNOS TIVERAM COM A MÚSICA E COM OS INSTRUMENTOS ESTUDADOS, SUAS DIFICULDADES E SUAS CONQUISTAS. O RELATO TRÁS EM UM FORMATO DISCURSIVO CADA ETAPA DO PROJETO ENFATIZADO QUE A VONTADE DOS ALUNOS INSCRITOS EM APRENDER FOI MAIOR QUE TODAS AS DIFICULDADES SURGIDAS NO DECORRER DA CAMINHADA. DESSA FORMA, O PROJETO VEIO PREENCHER UMA LACUNA NESSE CAMPO, INTEGRANDO MÚSICA E EDUCAÇÃO, COM A INTENÇÃO DE OFERECER, ALTERNATIVAS DE APRENDIZADO, CONVIVÊNCIA E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, MELHORANDO A AUTOESTIMA DOS ALUNOS, ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E A VALORIZAÇÃO DOS TALENTOS, DE MODO PRAZEROSO E CONSTRUTIVO. UMA EXPERIÊNCIA QUE APONTA PARA A COMPREENSÃO DE QUE EDUCAR NÃO É UMA AÇÃO RESTRITA AO CONHECIMENTO LIVRESCO E TAMPOUCO UMA ATIVIDADE QUE SE IMPÕE AO SER HUMANO, É ALGO QUE PERMEIA TODOS OS MOMENTOS DA VIDA E SE CONSTRÓI NA PARCERIA COM O INDIVÍDUO RESPEITANDO O SABER DE CADA UM, DESCOBRINDO COM O ALUNO A REALIDADE EM QUE ELE VIVE, SEUS ANSEIOS E SEUS DESEJOS.