TRAZENDO UMA SUCINTA LINHA DO TEMPO QUE CONTA COM OS ANOS MARCANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A TRAJETÓRIA ESCOLAR, O PRESENTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE CONCENTRAR-SE NA ANÁLISE DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO FUNDAMENTADO NO CAMPO DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, ATRAVÉS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR QUE TEM COMO INTENÇÃO NORTEAR AS APRENDIZAGENS PRIMORDIAIS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS NO DECORRER DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESTE MODO, CONTEXTUALIZAREMOS O MESMO COM AUTORES QUE PERCORREM ESFERAS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DA PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, CIÊNCIAS E ATÉ MESMO DE GESTÃO ESCOLAR, E ASSIM, DISCORREMOS A RESPEITO DA RESPONSABILIDADE E IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE COM O ENSINO DE CIÊNCIAS. POR FIM, PROBLEMATIZA-SE A ATUAÇÃO DOCENTE E A POSTURA DA ESCOLA COMO ESPAÇO FORMAL DE EDUCAÇÃO NO QUE TANGE A QUESTÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS VOLTADA PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.