ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR O PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO “CURRÍCULO E FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO: VALORES HUMANOS E SABERES ESCOLARES”, O QUAL OBJETIVA INVESTIGAR SE O CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO CONTEMPLA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES, CONSIDERANDO AS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE ATUAL. O QUE SE DEFENDE É QUE A ESCOLA TEM COMO PAPEL SOCIAL NÃO SOMENTE INSTRUMENTALIZAR O INDIVÍDUO PARA VIVER EM SOCIEDADE, MAIS TAMBÉM PROPORCIONAR A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. O ESTUDO DISCUTE COMO A EDUCAÇÃO EM VALORES SE RELACIONA COM O CURRÍCULO INSTITUÍDO NO ENSINO MÉDIO E ANALISA OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE SE CONTEMPLAR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ NO CURRÍCULO E NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE ATUAL. COMO BASE TEÓRICA PARA REFLEXÕES E ANÁLISES, A PESQUISA ASSUME OS ESTUDOS DE GRAMSCI (1982), MARX (1977) MOSÉ (2013), PÉREZ (2002) E GIROUX (1991). O ESTUDO ESTÁ SENDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM, CUJOS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO PROFESSORES E ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. A COLETA E PRODUÇÃO DE DADOS OCORRERÃO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ANÁLISE DOCUMENTAL E GRUPO FOCAL.