O PRESENTE TEXTO DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E SUAS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS E VIVENCIADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA, MEDIANTE REGISTROS DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA MATEMÁTICA. DESSA FORMA, MEDIANTE UM PONDERADO ACOMPANHAMENTO DA APROPRIAÇÃO DE SABERES ADQUIRIDOS E MOBILIZADOS POR LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI), AO CURSAREM A DISCIPLINA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA NO SEXTO PERÍODO, EM COMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA QUE SE FUNDAMENTA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO, PARTIMOS DE UMA QUESTÃO QUE NORTEOU O ESTUDO: QUAIS AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, DIANTE DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO? OS RESULTADOS APONTADOS NO ESTUDO, REVELAM QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SE CONSTITUI A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL, EM QUE SE DELINEIA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DO PEDAGOGO, AO ESTUDAR TEMAS RELEVANTES DA ÁREA DE MATEMÁTICA NO DECORRER DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA MATEMÁTICA. RESSALTAMOS, AINDA, QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PODE SER CONCEBIDO GRADATIVAMENTE, MEDIANTE ENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PROPOSTAS. NESSA COMPREENSÃO, CONSIDERAMOS QUE OS PEDAGOGOS PODERÃO APREENDER OS CONCEITOS MATEMÁTICOS SE TIVEREM UMA FORMAÇÃO INICIAL ACERTADA, EM QUE NESSE ESTUDO OBJETIVAMOS COMPREENDER AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO PEDAGOGO MEDIANTE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL.