Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS: METODOLOGIA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, MACROMOLÉCULAS, PIBID, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62552 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3082 "inscrito_id" => 2404 "titulo" => "ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS: METODOLOGIA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS" "resumo" => "A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA MULTIDISCIPLINAR, O QUE PODE DIFICULTAR O SEU APRENDIZADO, POR ESSE MOTIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO CRIAR MANEIRAS INOVADORAS DE ENSINO, DANDO POSSIBILIDADE AOS ESTUDANTES RECONHECEREM OS ASSUNTOS EM SEU COTIDIANO. ESTE TRABALHO, RELATA A FUNCIONALIDADE DO JOGO DIDÁTICO “ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, O QUAL FOI PLANEJADO, CONFECCIONADO E APLICADO PELO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE BIOLOGIA. MESMO DIANTE DE UM ASSUNTO COMPLEXO COMO O ESTUDO DAS PROTEÍNAS, LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS, VERIFICOU-SE QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA É EXTREMAMENTE FUNCIONAL, VISTO QUE, AUXILIOU EM SITUAÇÕES DE TIMIDEZ OU APATIA COM A SOCIABILIZAÇÃO DOS ALUNOS, DESENVOLVENDO ASPECTOS SOCIAIS, POR MEIO DE DESAFIOS E TRABALHO EM GRUPO, AUXILIANDO NO RESPEITO MÚTUO E CUMPRIMENTO DE REGRAS, ALÉM DISSO SANOU DÚVIDAS QUE SÃO COMUNS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, E COLABOROU PARA O PREENCHIMENTO DE LACUNAS DEIXADAS NO PROCESSO TRANSMISSÃO-RECEPÇÃO DE CONHECIMENTO QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, AGREGA UM ENSINO TRADICIONAL A QUAL NÃO VAI ALÉM DO QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. POR MEIO DE NOVIDADES COMO ESSA PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO DEVE TER COMO AGENTE PRINCIPAL O PRÓPRIO ALUNO, SENDO O PROFESSOR UM AUXILIADOR QUE CONTRIBUIRÁ PARA O CRESCIMENTO ESTUDANTIL E CIENTÍFICO DE CADA UM.A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA MULTIDISCIPLINAR, O QUE PODE DIFICULTAR O SEU APRENDIZADO, POR ESSE MOTIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO CRIAR MANEIRAS INOVADORAS DE ENSINO, DAND" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, MACROMOLÉCULAS, PIBID, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2404_10092019220253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANNDRA NERY DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NAIANNDRA NERY" "autor_email" => "naianndranery16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62552 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3082 "inscrito_id" => 2404 "titulo" => "ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS: METODOLOGIA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS" "resumo" => "A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA MULTIDISCIPLINAR, O QUE PODE DIFICULTAR O SEU APRENDIZADO, POR ESSE MOTIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO CRIAR MANEIRAS INOVADORAS DE ENSINO, DANDO POSSIBILIDADE AOS ESTUDANTES RECONHECEREM OS ASSUNTOS EM SEU COTIDIANO. ESTE TRABALHO, RELATA A FUNCIONALIDADE DO JOGO DIDÁTICO “ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, O QUAL FOI PLANEJADO, CONFECCIONADO E APLICADO PELO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE BIOLOGIA. MESMO DIANTE DE UM ASSUNTO COMPLEXO COMO O ESTUDO DAS PROTEÍNAS, LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS, VERIFICOU-SE QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA É EXTREMAMENTE FUNCIONAL, VISTO QUE, AUXILIOU EM SITUAÇÕES DE TIMIDEZ OU APATIA COM A SOCIABILIZAÇÃO DOS ALUNOS, DESENVOLVENDO ASPECTOS SOCIAIS, POR MEIO DE DESAFIOS E TRABALHO EM GRUPO, AUXILIANDO NO RESPEITO MÚTUO E CUMPRIMENTO DE REGRAS, ALÉM DISSO SANOU DÚVIDAS QUE SÃO COMUNS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, E COLABOROU PARA O PREENCHIMENTO DE LACUNAS DEIXADAS NO PROCESSO TRANSMISSÃO-RECEPÇÃO DE CONHECIMENTO QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, AGREGA UM ENSINO TRADICIONAL A QUAL NÃO VAI ALÉM DO QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. POR MEIO DE NOVIDADES COMO ESSA PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO DEVE TER COMO AGENTE PRINCIPAL O PRÓPRIO ALUNO, SENDO O PROFESSOR UM AUXILIADOR QUE CONTRIBUIRÁ PARA O CRESCIMENTO ESTUDANTIL E CIENTÍFICO DE CADA UM.A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA MULTIDISCIPLINAR, O QUE PODE DIFICULTAR O SEU APRENDIZADO, POR ESSE MOTIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO CRIAR MANEIRAS INOVADORAS DE ENSINO, DAND" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, MACROMOLÉCULAS, PIBID, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID2404_10092019220253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANNDRA NERY DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NAIANNDRA NERY" "autor_email" => "naianndranery16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA MULTIDISCIPLINAR, O QUE PODE DIFICULTAR O SEU APRENDIZADO, POR ESSE MOTIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO CRIAR MANEIRAS INOVADORAS DE ENSINO, DANDO POSSIBILIDADE AOS ESTUDANTES RECONHECEREM OS ASSUNTOS EM SEU COTIDIANO. ESTE TRABALHO, RELATA A FUNCIONALIDADE DO JOGO DIDÁTICO “ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, O QUAL FOI PLANEJADO, CONFECCIONADO E APLICADO PELO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE BIOLOGIA. MESMO DIANTE DE UM ASSUNTO COMPLEXO COMO O ESTUDO DAS PROTEÍNAS, LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS, VERIFICOU-SE QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA É EXTREMAMENTE FUNCIONAL, VISTO QUE, AUXILIOU EM SITUAÇÕES DE TIMIDEZ OU APATIA COM A SOCIABILIZAÇÃO DOS ALUNOS, DESENVOLVENDO ASPECTOS SOCIAIS, POR MEIO DE DESAFIOS E TRABALHO EM GRUPO, AUXILIANDO NO RESPEITO MÚTUO E CUMPRIMENTO DE REGRAS, ALÉM DISSO SANOU DÚVIDAS QUE SÃO COMUNS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, E COLABOROU PARA O PREENCHIMENTO DE LACUNAS DEIXADAS NO PROCESSO TRANSMISSÃO-RECEPÇÃO DE CONHECIMENTO QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, AGREGA UM ENSINO TRADICIONAL A QUAL NÃO VAI ALÉM DO QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. POR MEIO DE NOVIDADES COMO ESSA PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO DEVE TER COMO AGENTE PRINCIPAL O PRÓPRIO ALUNO, SENDO O PROFESSOR UM AUXILIADOR QUE CONTRIBUIRÁ PARA O CRESCIMENTO ESTUDANTIL E CIENTÍFICO DE CADA UM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.