A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA MULTIDISCIPLINAR, O QUE PODE DIFICULTAR O SEU APRENDIZADO, POR ESSE MOTIVO, FAZ-SE NECESSÁRIO CRIAR MANEIRAS INOVADORAS DE ENSINO, DANDO POSSIBILIDADE AOS ESTUDANTES RECONHECEREM OS ASSUNTOS EM SEU COTIDIANO. ESTE TRABALHO, RELATA A FUNCIONALIDADE DO JOGO DIDÁTICO “ROLETA DOS TRÊS PONTINHOS” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS MACROMOLÉCULAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, O QUAL FOI PLANEJADO, CONFECCIONADO E APLICADO PELO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DE BIOLOGIA. MESMO DIANTE DE UM ASSUNTO COMPLEXO COMO O ESTUDO DAS PROTEÍNAS, LIPÍDIOS E CARBOIDRATOS, VERIFICOU-SE QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA É EXTREMAMENTE FUNCIONAL, VISTO QUE, AUXILIOU EM SITUAÇÕES DE TIMIDEZ OU APATIA COM A SOCIABILIZAÇÃO DOS ALUNOS, DESENVOLVENDO ASPECTOS SOCIAIS, POR MEIO DE DESAFIOS E TRABALHO EM GRUPO, AUXILIANDO NO RESPEITO MÚTUO E CUMPRIMENTO DE REGRAS, ALÉM DISSO SANOU DÚVIDAS QUE SÃO COMUNS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, E COLABOROU PARA O PREENCHIMENTO DE LACUNAS DEIXADAS NO PROCESSO TRANSMISSÃO-RECEPÇÃO DE CONHECIMENTO QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, AGREGA UM ENSINO TRADICIONAL A QUAL NÃO VAI ALÉM DO QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. POR MEIO DE NOVIDADES COMO ESSA PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO DEVE TER COMO AGENTE PRINCIPAL O PRÓPRIO ALUNO, SENDO O PROFESSOR UM AUXILIADOR QUE CONTRIBUIRÁ PARA O CRESCIMENTO ESTUDANTIL E CIENTÍFICO DE CADA UM.