A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEM COMO DESAFIO DA ATUALIDADE O FRACASSO ESCOLAR. PROMOVER A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS E LHES ASSEGURAR UM CAMINHO DE PROGRESSO EM VIRTUDE DE UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE LOCAL. DESSA FORMA, A IDEIA RELEVANTE ESTÁ EM PROVOCAR UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NUM PROCESSO MAIS AMPLO DA AÇÃO EDUCATIVA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO EXPLICITAR O FRACASSO ESCOLAR, AS POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS, À LUZ DE UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SENSÍVEL E REFLEXÍVEL SOBRE O SER HUMANO CONTEXTUALIZADO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PARTIU DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONCEPÇÕES DE FREIRE (1996, 2000), HOFFMANN (1993, 1994, 2012), BOSSA (2009, 2011) ET ALL. PARA DISCUTIR E APROFUNDAR ESSA PESQUISA, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ ESTRUTURADA EM SEÇÕES. A PRIMEIRA IRÁ CARACTERIZAR O FRACASSO ESCOLAR, A SEGUNDA ABORDARÁ A PRÁTICA DOCENTE E AS FORMAS DE AVALIAÇÃO. DESTACA-SE POR FIM, OS RESULTADOS E CONCLUSÕES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA QUE TODOS TOMEM CONHECIMENTO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO FRACASSO ESCOLAR, MAS PRINCIPALMENTE QUE SEJA IMPLEMENTADO POLÍTICAS PÚBLICAS/EDUCATIVAS ALIADA A UMA AÇÃO PEDAGÓGICA ATENTA A CONFLITOS, CONTRADIÇÕES, FISSURAS E FRAGMENTOS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR CAPAZ DE ANALISAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM CENÁRIO EDUCATIVO COERENTE A TAL PERSPECTIVA COM CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO CURRICULAR, PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A FINALIDADE DE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA ONDE CONTEMPLA FATORES CONSTITUCIONAL/BIOLÓGICO, COGNITIVO, AFETIVO SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICO EM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO.