ESSA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIFICANDO DE QUE FORMA É TRABALHADA A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE COM AS CRIANÇAS DE 4 A 7 ANOS DE IDADE E REFLETIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL DESDE A INFÂNCIA. PARA QUE SEJA POSSÍVEL DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE AUXILIEM DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES DURANTE O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA TENHAM PARTICIPADO DE ESTUDOS RELACIONADOS A ESTA TEMÁTICA, POIS SÓ ASSIM COMPREENDERÃO OS INÚMEROS ASPECTOS QUE NECESSITAM SER DISCUTIDOS EM SALA DE AULA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESSA PESQUISA ESTÁ ALICERÇADA EM DISCUSSÕES QUE ABRANGEM A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL DESDE A INFÂNCIA, COM JARDIM E BRETÃS (2006) QUE DISCUTEM OS DESAFIOS DOS PROFESSORES AO ABORDAR ESSA TEMÁTICA, DENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE SEXUALIDADE. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA REALIZAMOS OBSERVAÇÕES E APLICAMOS QUESTIONÁRIOS A FIM DE GERAR DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA, E COM ISSO IDENTIFICAMOS A FALTA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O RECEIO EM ABORDAR A TEMÁTICA.