. O ENSINO DE BIOLOGIA DIFERENCIA-SE DAS DEMAIS DISCIPLINAS POR TER COMO OBJETO DE ESTUDO A VIDA. DESSA FORMA, O ENSINO TEÓRICO LIGADO À PRÁTICA PEDAGÓGICA CONFIGURA UMA NOVA VISÃO AO QUE É APRENDIDO EM SALA DE AULA. LOGO, AS VISITAS TÉCNICAS POSSUEM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO PAPEL EDUCACIONAL, POIS OS ALUNOS INTERLIGAM DIDATICAMENTE OS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELOS PROFESSORES. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA VISITA TÉCNICA NA ESTAÇÃO DE PISCICULTURA DA UFPI CAMPUS PARNAÍBA-PI COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AO ENSINO DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE MENCIONADA. LEVANDO OS ALUNOS A TEREM UM NOVO OLHAR AO QUE É EXPOSTO ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS, PERMITINDO QUE OS MESMOS POSSAM PROBLEMATIZAR AS QUESTÕES EDUCACIONAIS EM QUE ESTÃO INSERIDOS, PROMOVENDO COLETIVAMENTE UM CRESCIMENTO POSITIVO. PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO OS ESTUDANTES VISITARAM TODOS OS LABORATÓRIOS DA INSTITUIÇÃO, E CONHECERAM AS PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS EM CADA DEPARTAMENTO. OS UNIVERSITÁRIOS, EXPUSERAM CLARAMENTE AOS ALUNOS SUAS PESQUISAS QUE SÃO REALIZADAS NO LOCAL, E COMO OCORRE O CULTIVO E MANUTENÇÃO DAS ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS ALI PRESENTES, O QUE CHAMOU A ATENÇÃO E INTERESSE POR PARTE DOS VISITANTES. CONSIDERANDO OS ASPECTOS APRESENTADOS, TUDO QUE FOI EXPOSTO E ABORDADO PELOS UNIVERSITÁRIOS COLABOROU POSITIVAMENTE NA EXPANSÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE O CONTEÚDO DE PEIXES E MICROALGAS QUE PREVIAMENTE FORAM MINISTRADOS PELO PROFESSOR DA ESCOLA. ASSIM, A VISITA TÉCNICA FOI UM COMPLEMENTO AO CONTEÚDO TEÓRICO, MOSTRANDO-SE EFICAZ NA SOLIDIFICAÇÃO DO APRENDIZADO.