TORNA-SE IMPORTANTE CONHECER QUAIS OS FATORES QUE MAIS GERAM DIFICULDADES NA PRÁTICA DOCENTE, POSSIBILITANDO AOS PROFESSORES MODIFICAR SUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA PROMOVER UMA MELHORIA EM SUAS AULAS, PROPICIANDO ENTÃO UM ENSINO MAIS DIDÁTICO PARA OS ALUNOS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE DIFICULTAM A PRÁTICA DOCENTE EM BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS. PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COMO FORMA DE INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, SENDO ESTE COMPOSTO DE QUESTÕES ABERTAS, FECHADAS E MISTAS, ONDE OS PARTICIPANTES TINHAM QUE SER PROFESSOR DE BIOLOGIA E LECIONAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. OS PROFESSORES ENTREVISTADOS TINHAM ENTRE UM A DOIS ANOS DE PROFISSÃO, SENDO QUE TODOS MINISTRAVAM ALÉM DE BIOLOGIA OUTRAS DISCIPLINAS. GENÉTICA FOI APONTADA COMO O CONTEÚDO DE MAIOR DIFICULDADE DE ENTENDIMENTOS DOS ALUNOS, SEGUIDO POR ZOOLOGIA, BIOQUÍMICA E CITOLOGIA. FAZ PARTE DA METODOLOGIA USADA PELOS PROFESSORES AULAS PRÁTICAS E AULAS COM JOGOS DIDÁTICOS. DENTRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA SE DESTACAM AS LIMITAÇÕES DE RECURSOS NA ESCOLA, A GRANDE VARIEDADE DE TERMOS CIENTÍFICOS E FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS. A SOLUÇÃO APONTADA PELOS PROFESSORES CONSISTE NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS MAIS ATIVAS E TAMBÉM NA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS. PODE-SE CONCLUIR QUE PARA SUPERAR ESSES DESAFIOS É PRECISO QUE AS ESCOLAS DISPONHAM DE MEIOS SUFICIENTES PARA AGREGAR NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS E QUE O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO SEJA CAPAZ DE UTILIZAR TUDO O QUE ESTAR AO SEU DISPOR PARA INOVAR EM SALA.