A PESQUISA EM EVIDÊNCIA APRESENTA O RELATO DA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR III DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE – UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS. COMO OBJETIVO GERAL DELINEADO PARA A PESQUISA, BUSCOU-SE ANALISAR A GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GARANHUNS-PE CONSIDERANDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PROPOSTA CURRICULAR. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCUROU-SE A) IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA ESCOLA; B) CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, APONTANDO PROBLEMAS E SOLUÇÕES; C) ENTREVISTAR A GESTÃO DA ESCOLA A FIM DE IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES QUANTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA; D) ENTREVISTAR A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA A FIM DE CONHECER O COTIDIANO DE TRABALHO; E) CONHECER O QUE A PROFESSORA PENSA SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, ONDE FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO POSSIBILITARAM A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO COM POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS AO PROCESSO DE GESTÃO PARA SER ENTREGUE À ESCOLA. A IMERSÃO NA ESCOLA NOS POSSIBILITOU COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, ONDE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE DESENVOLVER PROJETOS EDUCATIVOS EM RELAÇÃO À INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA. SENDO ASSIM, CONSIDERAMOS A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO ESCOLAR UM MOMENTO IMPORTANTE PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA UNIVERSIDADE E A PRÁTICA DA GESTÃO NO COTIDIANO ESCOLAR.