SANTOS, Denis Avelino Dos et al.. Geografia textual e leitura imanente. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60653>. Acesso em: 23/12/2024 03:12
ESTE ARTIGO ANALISA A ESCRITA, A LEITURA E O ESTUDO COMO OBJETOS GEOGRÁFICOS DA INTELECTUALIDADE HUMANA. A GEOGRAFIA TEXTUAL É UMA CONFIGURAÇÃO GEOLINGUÍSTICA ENTRE O INTELECTO HUMANO E O MUNDO. SUA TERRITORIALIDADE OCORRE POR UMA COLETIVIDADE DE CATEGORIAS, CONCEITOS E IDEIAS. ESTAS SÃO UNIDADES SIGNIFICATIVAS SISTEMATIZADAS PELO MÉTODO DA LEITURA IMANENTE QUE, SOMADA AS UNIDADES EPISTEMOLÓGICAS, CONSTITUI UMA FERRAMENTA DE APREENSÃO DE TODA EXTENSÃO HUMANA. O ESTUDO, ASSIM, REVOLUCIONA OS CORPOS POR SER UMA ATIVIDADE HUMANA SENSÍVEL QUE PERMITE PERCORRER SIMULTANEAMENTE SUA INTERIORIDADE (MEMÓRIA, SENTIMENTOS, IMAGENS, AFETOS, IMAGINAÇÕES, EMOÇÕES, INTUIÇÕES, ENTRE OUTROS) E EXTERIORIDADE (MODO DE VIDA, PERSONIFICAÇÃO DE FORMAS SOCIAIS, POSICIONAMENTO TERRITORIAL). A ESCRITA PERMITE VIVENCIAR, REELABORAR E POTENCIALIZAR CONSTANTEMENTE OS NOSSOS PENSAMENTOS, AÇÕES E EMOÇÕES. É, POIS, RAZOÁVEL, GENUÍNO E REVOLUCIONÁRIO QUE AS POSSIBILIDADES NO ESTUDO SEJAM UMA FORMA DE ORIENTAR A NÓS MESMOS EM UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL CAPAZ DE DISPOR E DESPERTAR UM TRABALHO DE SI, EM SI E POR SI.