O presente trabalho é um recorte do desenvolvimento de pesquisa de mestrado em Educação Escolar na linha de Política e Gestão Educacional e investigará os desdobramentos da gestão democrática nas escolas públicas no Município de São José do Rio Preto, frente ao que está proposto e que contraria os princípios básicos das políticas na área de educação, na tentativa de conhecer a ausência de normas ou de regularidade na agenda do governo por meio de medidas legais e sua materialização no cotidiano da escola e do aluno. Diante deste contexto, analisar quais as dificuldades e possibilidades das atribuições estabelecidas para o diretor escolar na concretização da gestão democrática no interior da escola, justifica o presente estudo, que tem como campo empírico duas escolas da rede municipal de São José do Rio Preto que aderiram ao Projeto Comunidade de Aprendizagem, cujas ações são voltados para uma gestão democrática e liderança participativa, que implica na melhor organização do espaço escolar, como também possibilita a melhoria da aprendizagem de todos os alunos, buscando a eficácia, a equidade e a coesão social. Para tanto, adota-se o tipo de pesquisa bibliográfica, com abordagem metodológica qualitativa, que por meio da análise e entrevistas busca encontrar elementos para demonstrar os ideais da gestão democrática e na pesquisa de campo investigar os atores envolvidos, confrontando o que está posto e a realidade vivenciada, apurando, comparando, constatando, observando os dados coletados pertinentes à estrutura histórica e contemporânea no que concerne à gestão democrática na escola públicas.