O ambiente escolar é de extrema importância para verificar a aprendizagem, contribuindo para construção dos saberes e possibilitando experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio supervisionado envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As problemáticas atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a carga horária exacerbada e as políticas públicas impõem a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que lhes propocione a possibilidade de um contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno. O objetivo deste trabalho foi análisar de forma investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo investigados os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública na cidade de Anápolis/Goiás, em que os discentes foram contemplados com estratégias pedagógicas diversificadas. Utilizou-se da aplicação de questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos capazes de favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. Os dados obtidos sugeriram um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltadas ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços.