O ENSINO DO CERRADO POR MEIO INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM SALA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37701 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2705 "inscrito_id" => 2511 "titulo" => "O ENSINO DO CERRADO POR MEIO INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM SALA" "resumo" => "O ambiente escolar é de extrema importância para verificar a aprendizagem, contribuindo para construção dos saberes e possibilitando experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio supervisionado envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As problemáticas atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a carga horária exacerbada e as políticas públicas impõem a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que lhes propocione a possibilidade de um contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno. O objetivo deste trabalho foi análisar de forma investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo investigados os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública na cidade de Anápolis/Goiás, em que os discentes foram contemplados com estratégias pedagógicas diversificadas. Utilizou-se da aplicação de questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos capazes de favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. Os dados obtidos sugeriram um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltadas ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AULA INVESTIGATIVA, PRÁTICAS ALTERNATIVAS, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2511_16092017235456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA ARAUJO AGRA" "autor_nome_curto" => "LORENA AGRA" "autor_email" => "lorenaaraujo05@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37701 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2705 "inscrito_id" => 2511 "titulo" => "O ENSINO DO CERRADO POR MEIO INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM SALA" "resumo" => "O ambiente escolar é de extrema importância para verificar a aprendizagem, contribuindo para construção dos saberes e possibilitando experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio supervisionado envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As problemáticas atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a carga horária exacerbada e as políticas públicas impõem a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que lhes propocione a possibilidade de um contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno. O objetivo deste trabalho foi análisar de forma investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo investigados os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública na cidade de Anápolis/Goiás, em que os discentes foram contemplados com estratégias pedagógicas diversificadas. Utilizou-se da aplicação de questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos capazes de favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. Os dados obtidos sugeriram um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltadas ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AULA INVESTIGATIVA, PRÁTICAS ALTERNATIVAS, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2511_16092017235456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA ARAUJO AGRA" "autor_nome_curto" => "LORENA AGRA" "autor_email" => "lorenaaraujo05@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }