Este artigo que tem como título: “O uso das fábulas no desenvolvimento de aprendizagem das crianças”, adveio da nossa inquietação por essa temática, já que temos contato com o gênero literário – fábula – que, desde muito cedo era motivo de interesse, da nossa parte, no que diz respeito ao modo como o seu uso se faz presente em sala de aula. É considerado um gênero literário antigo, que traz em uma forma divertida na qual, geralmente, apresenta curtas histórias. Sabendo que a Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo, chegando a contribuir que a criança “mergulhe” no mundo da imaginação. Nesse sentido, objetivamos investigar se a Fábula influencia ou não no desenvolvimento de aprendizagem das crianças em sala de aula. Entender a importância desse gênero literário para o desenvolvimento de aprendizagem é também entender como é concebido pela professora e como é utilizado em sala de aula. Portanto, esse artigo se caracteriza por meio de uma metodologia qualitativa na qual utilizaremos uma técnica de pesquisa que se utiliza da observação do comportamento e das reações das crianças, frente ao uso das Fábulas e entrevista pessoal com a professora da turma observada. Desse modo, constatamos que, quando se utiliza esse gênero literário, é em momentos de leituras deleites narradas pela professora com uma breve discussão sobre a moral trazida na história sem uma reflexão adequada ou em atividades com uma ou duas questões de interpretação da mesma e com outras questões de ortografia. Esse artigo se pautou em revisão bibliográfica na qual podemos identificar a tamanha importância que a leitura e mais precisamente o gênero literário fábula, tem sobre o desenvolvimento de aprendizagem das crianças, sua influência no processo e espaço de aprendizagem, através dos autores: Marcos Bagno, Fanny Abramovich e os Parâmetros Curriculares Nacionais.