Com a disseminação dos recursos tecnológicos em todas as esferas da sociedade e a utilização cada vez mais intensa como ferramenta de comunicação principalmente pelos jovens, torna-se necessário a expansão da aplicação desses recursos como forma de auxílio no ensino-aprendizagem. Existem várias ferramentas audiovisuais que podem estimular o processo cognitivo de aprendizagem, nas quais levam à uma maior interação entre professor e aluno. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo a utilização dos recursos tecnológicos para dinamizar o ensino no âmbito escolar e para isso, foi utilizada como metodologia de pesquisa, referências bibliográficas e entrevistas através da aplicação de questionário fechado e impresso para 40 alunos do 9° período do ensino fundamental da Escola Alfa em Manaus, para a obtenção de dados em uma análise quali-quantitativa. De acordo com os resultados analisados pelas respostas dadas à aplicação do questionário, observa-se que a escola possui recursos físicos (laboratório de informática, data show, rede wifi), os professores utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, os alunos fazem uso da internet para elaboração de trabalhos acadêmicos, porém, esses recursos ainda são pouco utilizados como metodologia pedagógica corriqueira. Assim, conclui-se que a tecnologia influencia fortemente no trabalho escolar proporcionando uma mudança na utilização de práticas pedagógicas, como por exemplo, a utilização de recursos tecnológicos no processo educativo desde as séries iniciais, visto que os próprios alunos almejam vivenciar essa realidade educacional, ampliando assim, o conhecimento dos alunos e revolucionando a educação, pois, explorará todas as possibilidades que o mundo virtual tem a lhes oferecer.