Devido à necessidade de encontrar meios estratégicos que facilitem a compreensão de estudantes acerca dos conteúdos de química, ressalta-se a utilização dos jogos didáticos como método facilitador no processo de ensino e aprendizagem, já que os estudantes encontram uma grande dificuldade na área de química. É preciso auxiliar os estudantes na superação de suas dificuldades. Superar essas dificuldades através da utilização da ludicidade em sala de aula. Pois o jogo didático permite explorar seus conhecimentos, motivar nos estudos e superar suas dificuldades. Esse trabalho apresenta uma proposta de jogo didático para ser desenvolvido através do Ciclo da Experiência Kellyana – CEK (KELLY, 1955) em sala aula do ensino médio, na disciplina de química, o ciclo de experiência Kellyana é dividido em cinco etapas sendo elas Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva, em que cada etapa dessas será vivenciada em sala de aula, o passo a passo serão apresentadas no corpo do texto. O jogo foi denominado de “Baralho das Funções Oxigenadas” é estruturado como um jogo de cartas acerca do assunto funções oxigenadas da subárea de Química Orgânica. Para serem aplicados aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, obtendo a possibilidade de aprender e divertir através do lúdico. O propósito central do jogo é reconhecer e diferenciar o grupo funcional, estrutura molécula e a nomenclatura correspondente. Espera-se que o jogo contribua satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes que possa proporcionar a compreensão do conteúdo, permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas construído, deixando com que os estudantes participem efetivamente da construção do seu próprio conhecimento.