Esta pesquisa parte da seguinte questão: Que possibilidades didáticas os pesquisadores da área de Ensino de Física têm apontado a partir do uso pedagógico de dispositivos móveis? Nesse sentido, de modo geral, tal estudo objetiva evidenciar os avanços nas pesquisas sobre os dispositivos móveis no âmbito do ensino de Física no período de 2007 a 2016. De modo específico, se objetiva mapear os estudos publicados e que enfocam a temática desse levantamento; evidenciar os campos de interesse dos pesquisadores da área de Ensino de Física nas investigações que tomam por foco o uso de dispositivos móveis; e apontar lacunas teóricas nesse campo do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de levantamento realizada a partir de: (a) 22 revistas da área de Ensino de Física/Ensino de Ciências, avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na área de Ensino na trienal de 2013-2016, escritas na língua portuguesa ou espanhola e com foco principal na divulgação de estudos relacionados ao ensino de Ciências/Física; e (b) anais dos principais eventos nacionais da área de Ensino de Física/Ensino de Ciências [Simpósio Nacional de Ensino em Física (SNEF), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)]. Como resultados dessa investigação, foram levantados 32 estudos que enfocavam o uso de dispositivos móveis no Ensino de Física, sendo 9 oriundos dos anais dos eventos e 25 oriundos das revistas. A partir da análise dos artigos encontrados foram destacadas as metodologias empregadas no uso dos dispositivos móveis, além das categorias por dispositivo tecnológico como celulares comuns, smartphones, tablets, câmera digital, smartphones e tablets combinados e outros.