Este estudo mostra e discuti uma pesquisa que realizou uma atividade com a Robótica Sustentável e o uso do Arduino tendo como objetivo investigar a contribuição desse tipo de prática pedagógica no ensino de Física e de Programação. Estudantes do ensino médio/técnico do curso de informática de uma escola pública participaram, de forma voluntária, de um grupo de pesquisa sobre a Robótica Sustentável que em seus primeiros encontros foi apresentada a ideia do projeto, desenvolvida a pesquisa e selecionado alguns protótipos para serem feitos. Durante o processo de construção dos protótipos houve discussões sobre suas respectivas montagens e conhecimentos científicos que explicaram seu funcionamento. Em paralelo, os estudantes também começaram a estudar o uso do Arduino, os componentes e a programação dessa placa. Terminando esses primeiros protótipos, os estudantes idealizaram projetos a partir do conhecimento que foi construído com a inserção do Arduino. Essa nova etapa ainda não foi concluída. Verificou-se na atividade a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos de Física abordados nos experimentos e, também, em programação proporcionando uma evolução no trabalho com a Robótica que está sendo feito.