A dinâmica do processo educativo concernente ao processo de ensino/aprendizagem, tem se configurado na didatização do uso de novas metodologias associadas ao avanço da tecnologia da informação e comunicação. Os recursos audiovisuais têm possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo. O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de dinamizar e tornar as aulas de química mais atraente. Inicialmente dividiu-se a turma em equipes e solicitou-se dos mesmos a pesquisa sobre a temática água e posteriormente produção de vídeos em suas respectivas comunidade sobre a qualidade e o tratamento da água que eles consomem. Após a conclusão dos vídeos, as equipes apresentaram suas produções para os demais colegas de turma, posteriormente para coleta de dados aplicou-se um questionário semiestruturado do qual participaram uma amostragem de 20 alunos da turma, a fim de analisar se atividades dessa natureza contribuem no processo de ensino/aprendizagem. Os dados foram quantificados e transformados em gráficos e tabelas para melhor interpretação. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa na qual, constatou-se que 85% dos discentes consideraram que o trabalho motivou o interesse pela temática, bem como contribuiu para a aprendizagem. Contudo, 15% dos educandos não consideraram esse tipo de atividade como contribuição. Os resultados obtidos mostram a importância de aulas diferenciadas e a utilização de novos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem.