O presente estudo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e teve por objetivo conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. O estudo se baseou na teoria de que os seres humanos são seres ocupacionais e as ocupações escolhidas pelas pessoas dependem da motivação que possuem diante delas. Dentre as ocupações existentes temos o trabalho, uma atividade remunerada e com significados pessoais variados. Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semi-estruturada elaborada de acordo com os objetivos da pesquisa. Foi realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Foi detectado que existem três principais formas de como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria: para alguns o planejamento se deu devido ao receio da aprovação da Proposta da Reforma Previdenciária do atual governo; para uns existe uma relutância de visualizar suas vidas para além do papel ocupacional desempenhado na universidade e para outros a aposentadoria aparece como um processo natural da vida. A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo quanto a importância da fase da aposentadoria e que os fatores que os impedem de experenciar esse momento sejam revistos e trabalhados para que ganhos sejam percebidos como mais gratificantes que as perdas.