As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty, tais como Dengue, Chikungunya e o Zika vírus, têm se mostrado doenças emergentes no Brasil e, atualmente se constituem como um dos principais problemas de saúde pública. No tocante ao ensino de Ciências e Biologia, trabalhos que visem identificar os conhecimentos prévios dos estudantes podem auxiliar o professor no momento de planejamentos de suas aulas relacionando o conteúdo ao interesse dos alunos, contribuindo ainda para uma melhor mediação dos conceitos científicos em sala de aula. Neste sentido, o objetivo do trabalho consistiu em identificar as concepções alternativas sobre o tema “Aedes aegipty” aspectos morfológicos, ambientais e de saúde) junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de escola particular. O trabalho foi realizado numa escola particular na cidade de Natal/RN, durante julho e agosto, no 6º ano do Ensino Fundamental II, junto a 40 alunos. A proposta metodológica baseia-se em três etapas: etapa 1→ elaboração do questionário; etapa 2→ aplicação do questionário na escola; etapa 3→ análise dos dados. Os dados quali e quantitativos foram categorizados e organizados de acordo com a proporção da apresentação das concepções dos alunos. Os dados quantitativos foram organizados no software Microsoft Excel 2010. Constatamos que eles conhecem este organismo e que o consideram corretamente como um mosquito (características morfológicas), apresentando uma relação negativa com a saúde e com o ambiente. Sobre os aspectos ecológicos, observamos que os alunos não apresentaram uma associação satisfatória sobre habitat e nicho ecológico. Os alunos relacionaram apenas o A. aegipty estão associados com a água parada e resíduos. Consideramos que os alunos apresentaram informações parciais sobre o A. aegipty (sobre a doença, formas de transmissão e medidas de prevenção) e que pode este fato pode, provavelmente, estar associado a simplificação da linguagem das campanhas de controle do mosquito.