EDUARDO, José et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/110199>. Acesso em: 14/11/2024 00:13
Oriundo de uma vivência de Estágio Supervisionado, o trabalho em tela reflete sobre a formação docente a partir dos registros realizados no diário de campo de um estudante do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - Campus I), trata-se de um relato de experiência que aborda o transitar do estudante em formação. O estágio foi desenvolvido em uma escola estadual, localizada na cidade de Campina Grande, PB, em turmas do 7º e 9º anos. Nosso intuito consiste no tensionamento sobre a importância de tomarmos o estágio não apenas como uma aplicação da prática, mas como um momento teórico e prático, fundamentado em um campo de conhecimento que oportuniza ao/à formando/a um momento de aproximação com o seu espaço profissional. O estudo delineou os contornos do exercício docente, assim como a sua complexidade, que demanda formação, estudo e reflexão, não podendo, desse modo, ser realizado por qualquer pessoa. Dito de outro modo, chamamos a atenção para a docência enquanto profissão, e o professor não como aplicador de técnicas, mas produtor de conhecimentos.