CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM ORIGAMI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113432 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6506 "inscrito_id" => 6493 "titulo" => "CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM ORIGAMI" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da oficina “Construindo Sólidos Geométricos com Origami”, realizada no evento da X Malbatemática, organizado pelo grupo de pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM-GEPEMAI) no Dia da Matemática na Universidade Estadual de Campinas. A oficina foi destinada a professores dos anos iniciais e anos finais que ensinam matemática, com o objetivo de construir dobraduras em material manipulável, conhecidas como origami; estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia por meio da reprodução da obra; promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes. Essa abordagem permitiu uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos sólidos geométricos construídos. Durante a oficina, foram criados prismas de bases triangular, quadrangular, pentagonal e hexagonal. Os resultados da oficina foram coletados por meio de um questionário intitulado "Pós-oficina: Reflexões e Perspectivas." As respostas revelaram as concepções dos professores sobre suas experiências gerais com a oficina, a eficácia do uso do origami como ferramenta de ensino para conceitos matemáticos, especificamente no estudo de prismas, e a adaptação da atividade para diferentes níveis de ensino. Além disso, os participantes forneceram sugestões de melhorias para futuras atividades. Em suma, a oficina demonstrou ser uma metodologia eficaz para ensinar conceitos de geometria aos professores. Promoveu a colaboração e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, além de proporcionar uma experiência prática e interativa com sólidos geométricos, facilitando a compreensão de suas propriedades e características." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6493_TB6506_10102024192731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA CRISTINI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenacristini@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113432 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6506 "inscrito_id" => 6493 "titulo" => "CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM ORIGAMI" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da oficina “Construindo Sólidos Geométricos com Origami”, realizada no evento da X Malbatemática, organizado pelo grupo de pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM-GEPEMAI) no Dia da Matemática na Universidade Estadual de Campinas. A oficina foi destinada a professores dos anos iniciais e anos finais que ensinam matemática, com o objetivo de construir dobraduras em material manipulável, conhecidas como origami; estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia por meio da reprodução da obra; promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes. Essa abordagem permitiu uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos sólidos geométricos construídos. Durante a oficina, foram criados prismas de bases triangular, quadrangular, pentagonal e hexagonal. Os resultados da oficina foram coletados por meio de um questionário intitulado "Pós-oficina: Reflexões e Perspectivas." As respostas revelaram as concepções dos professores sobre suas experiências gerais com a oficina, a eficácia do uso do origami como ferramenta de ensino para conceitos matemáticos, especificamente no estudo de prismas, e a adaptação da atividade para diferentes níveis de ensino. Além disso, os participantes forneceram sugestões de melhorias para futuras atividades. Em suma, a oficina demonstrou ser uma metodologia eficaz para ensinar conceitos de geometria aos professores. Promoveu a colaboração e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, além de proporcionar uma experiência prática e interativa com sólidos geométricos, facilitando a compreensão de suas propriedades e características." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6493_TB6506_10102024192731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA CRISTINI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenacristini@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }