O presente artigo discute sobre a educação em espaços não escolares, tomando o “Projeto Pau e Lata” como objeto de estudo. Trata-se de um projeto artístico, político e pedagógico que possui como objetivo favorecer o acesso à musicalização para crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes, utilizando instrumentos recicláveis e tendo como foco a democratização da música e a ênfase na cultura popular, através de uma atuação crítica e denunciativa na sociedade. A atuação do Projeto caracteriza-se enquanto Educação não formal, uma vez que consiste em ações educacionais intencionais que ocorrem fora do ambiente escolar, apresentando um caráter prático, político e cultural. As discussões acerca dos conceitos de Educação Formal e não formal se embasam em Padilha (2007), Pimenta (1991) e Freire (1987) e, para compreender o papel da educação em espaços não escolares na formação dos sujeitos, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os objetivos da pesquisa são analisar o papel da educação em espaços não escolares, destacando suas contribuições para a formação cultural e educacional dos participantes e descrever as ações do Projeto Pau e Lata, com foco em sua abordagem interdisciplinar. Conclui-se que as ações do projeto promovem o acesso e a valorização da cultura popular, além de contribuir para a formação de sujeitos críticos e engajados, estimulando a cidadania de maneira inclusiva.