O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. O projeto “Conhecendo Mulheres Cientistas” foi pensado pela professora da disciplina Física com o intuito de estimular o gosto pela leitura nas aulas de Física e o reconhecimento da história das mulheres nas ciências. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência pedagógica de estimulo a leitura aplicada na disciplina Física, nas turmas do 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra. Participaram do projeto um total de 189. Como metodologia foram realizadas três etapas, a seguir: 1- Apresentação do Livro “As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, 2- Pesquisa, elaboração e produção de mapas mentais e 3- Seminário Mulheres Cientistas. Os alunos fascinaram-se pela história das cientistas e pela descoberta das contribuições das mulheres para as transformações no mundo das ciências. Neste sentido, os resultados do relato de experiência caminham para a constatação da aprendizagem significativa, estudantes mais participativos, interessados pela leitura nas aulas de Física.