A produção de perfume unissex integrada à educação científica para estudantes da educação básica júnior é uma abordagem inovadora que une aprendizado e prática. Esse método visa despertar o interesse dos alunos para pesquisa científica júnior através da criação de perfumes, tornando o aprendizado divertido e significativo. Nosso objetivo e o engajamento científico, onde buscamos introduzir conceitos básicos de química de maneira acessível e lúdica, o desenvolvimento sensorial estimulando os sentidos das crianças através da experimentação com diferentes aromas e a educação ambiental, ensinando sobre o uso sustentável dos recursos naturais e a importância da preservação ambiental. Na metodologia fizemos a introdução teórica, apresentação dos conceitos básicos de substâncias, misturas e reações químicas, compostos aromáticos e extração de óleos essências de forma simplificada, exploração sensorial com a identificação e comparação de diferentes aromas, destacando a neutralidade dos perfumes unissex, como resultado prático observamos os seguintes benefícios: aprendizagem ativa que facilita a retenção do conhecimento por meio de atividades práticas e interativas, desenvolvimento criativo que estimula a criatividade e a imaginação na criação de suas próprias fragrâncias, consciência ambiental que promove a conscientização sobre o impacto ambiental dos ingredientes utilizados e a importância do uso responsável dos recursos naturais. Integrar a produção de perfumes unissex à educação científica júnior é uma estratégia eficaz para engajar os alunos no aprendizado de ciências. Esta abordagem prática e interativa não só facilita a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentiva a criatividade e a conscientização ambiental desde cedo, preparando os alunos para um futuro mais sustentável e inovador. Este trabalho está em andamento.