Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PREZADO PAULO FREIRE: O QUE OS JOVENS DIRIAM A PAULO FREIRE SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A atividade “Cartas para Paulo Freire” surgiu como ação interdisciplinar desenvolvida em sala de aula, englobando as disciplinas de Sociologia, Língua Portuguesa, História e Geografia, com estudantes de três turmas do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Uruçuí. No ano de 2020 como exercício de reflexão sobre os desafios enfrentados durante a pandemia, os estudantes dos cursos de Agropecuária, Agroindústria e Administração, foram convidados a escrever uma carta para o patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, relatando seus sentimentos frente aquela vivência histórica, bem como os desafios para finalizarem o ano letivo. Desta forma, o material aqui analisado apresenta um importante registro histórico do que estes jovens vivenciaram e de que forma eles visualizavam o presente e desejavam o futuro. O objetivo central da ação foi trabalhar noções de escrita de texto com múltiplas percepções disciplinares que proporcionam aos sujeitos reflexão crítica da realidade material vivenciada naquele momento histórico. Neste artigo buscamos analisar como os sujeitos vivenciaram essa emergência sanitária mundial e suas percepções acerca da situação da educação brasileira durante a pandemia de COVID-19. Em tempos de internet e de uma economia na escrita, a possibilidade de jovens externalizarem suas percepções através de um diálogo atemporal estabelecido por carta, com um grande nome da educação brasileira, sensibilizam nosso olhar para perceber que enquanto grupo social, os jovens são potência construtora de ressignificação de suas existências e reflexão de seu tempo histórico. Surge o medo da morte e a notificação de doenças psíquicas, a necessidade de trabalhar para a automanutenção ou ajudar a família, mas registra-se também o desejo de vida, de acesso a uma faculdade e de retorno a uma vida pré-pandemia, apresentando assim o que os jovens pensam sobre seus projetos de vida.

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