Esse trabalho relata uma experiência de extensão universitária que busca capacitar os docentes da Escola Técnica Estadual de Artes, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, da rede estadual da Paraíba, visando preparar esse seguimento para as interações e ações pedagógicas efetivas que objetivem a inclusão escolar do aluno com deficiência e neurodivergentes, de fato e de direito, com possibilidades de desenvolvimento desses alunos matriculados regularmente na instituição. Portanto, a ação extensionista tem como objetivo geral promover oficinas de formação para a ação educativa efetiva, de modo que todos os seguimentos do magistério da escola hajam de forma adequada junto aos alunos com ou sem deficiência, inclusive com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que se apresenta de forma diversa, com níveis de suporte distintos. Os objetivos específicos se centralizam em disseminar informações a fim de conscientizar e sensibilizar a todos; buscar ações que visem o combate à discriminação e preconceito no ambiente escolar; capacitar os docentes para uma atividade pedagógica readaptada; dar suporte e assessoria psicopedagógica para a ressignificação curricular. A proposta partiu de uma demanda da própria escola, que buscou uma parceria com o curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, pois a escola conta com um número significativo de alunos neurodivergentes. Tal parceria com o curso de graduação em Psicopedagogia possibilitou caminhos para a construção de uma escola realmente inclusiva, o que pode facilitar a adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas dos alunos com deficiência e neurodivergentes.