Este artigo é resultado de uma Tese de Doutorado em educação cujo objeto de estudo foi analisar a avaliação institucional enquanto um mecanismo potencializador da gestão democrática, perquirindo ressonâncias dessa relação na escola pública de educação básica. Um dos caminhos foi a identificação de fatores que têm atuado como condicionantes da gestão democrática. Um dos condicionantes da gestão democrática da escola pública diz respeito às reformas gerenciais, implementadas no Brasil nas últimas décadas, influenciadas pelo modelo neoliberal de administração pública. O segundo condicionante refere-se à formação do discurso da política educacional que vem sofrendo influência de redes globais e internacionais no processo de formulação de políticas nacionais, especialmente de agências multilaterais que oferecem patrocínio para a implantação de certas políticas nacionais. Uma pesquisa bibliográfica apontou dificuldades similares nas diferentes regiões do Brasil no que diz respeito às limitações de efetivação da Gestão Democrática evidenciando a necessidade de se romper com práticas clientelistas e autoritárias de gestão.