Sabe-se que o processo de inclusão de pessoas com deficiência e o seu desenvolvimento escolar é uma tarefa muito difícil para o professor, por isso o presente artigo de revisão bibliográfica tem como objeto de pesquisa a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) em publicações acadêmicas voltadas para a educação especial. Problematizando como o professor pode utilizar resultados de publicações acadêmicas na área da educação especial para atualizar sua prática e tornar suas aulas inclusivas? Para responder esta pergunta estabeleceu-se o objetivo geral de: analisar a relação entre o uso de HQs para promover a aprendizagem de pessoas com deficiência, os específicos de: a) rastrear os principais trabalhos acadêmicos que utilizam HQs como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência; e b) conscientizar os professores em exercício da importância de buscar novas referências para atualizar sua formação. Para afunilar o objeto de pesquisa optou-se como material de análise quatro (04) revistas científicas na área da educação especial, restringindo às que se referiam a relação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência e as HQs, independente do seu ano de publicação. Para a análise deste material houve o cuidado de escolher um referencial teórico que discutisse o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, o processo de inclusão, os benefícios do uso do gênero textual HQ e a importância do professor no processo de desenvolvimento e inclusão do aluno com deficiência, tais como: Levy Vygostky, Jean Piaget, Thomas Hehir, Vergueiro e Ramos. A pesquisa foi executada através da metodologia de revisão bibliográfica, por esta permitir uma análise crítica do conhecimento já produzido. Método, que proporcionou observar um resultado expressivo quanto aos ganhos, no processo de inclusão de pessoas com deficiência e de sua aprendizagem, quando o professor faz uso do gênero textual HQ.