Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL INSTAGRAM PELO PROJETO ACS STUDENT CHAPTER UFC COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99737
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6705
    "inscrito_id" => 991
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL INSTAGRAM PELO PROJETO ACS STUDENT CHAPTER UFC COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "O ACS Student Chapter UFC é um capítulo estudantil da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Sociedade Americana de Química, e vem se destacando por utilizar o Instagram como ferramenta de disseminação de informações científicas. A divulgação científica desempenha um papel fundamental na sociedade, promovendo o acesso e a compreensão do conhecimento científico de forma ampla. O Instagram é uma plataforma bastante versátil para este fim. Por meio de postagens informativas e interativas nessa plataforma, o projeto busca despertar o interesse do público por assuntos relacionados à Química e suas inovações. A utilização desse meio tem gerado resultados significativos. Através dele, o ACS Student Chapter UFC tem alcançado um público amplo e diversificado, inclusive de outros estados do Brasil. A eficiência do Instagram como meio para divulgar a Química e ferramenta para despertar o interesse do público por essa ciência pode ser avaliada por parâmetros fornecidos pela própria plataforma, como o alcance, o engajamento, o total de seguidores, a quantidade de comentários e curtidas, dentre outros (RODRIGUES, et al., 2021; ROMÃO e JÚNIOR, 2022). Considerando esses fatores, a análise dos últimos três meses (abril, maio e junho) mostrou que o mês de maio teve os maiores índices de alcance e engajamento com o público, compartilhando temáticas como "A química da leitura", "Cientistas cearenses mais influentes da atualidade" e "A química da brasileína extraída do pau-brasil". Ao se utilizar dessa plataforma, o projeto consegue alcançar um público que muitas vezes não tem acesso a essas informações de forma acessível e segura. Ao compartilhar informações cientificamente embasadas, provenientes de fontes confiáveis e revisadas, o capítulo estudantil contribui para a promoção de informações científicas coerentes e o combate às fake news."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID991_TB6705_20112023185823.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VITÓRIA DE CASTRO NOBRE"
    "autor_nome_curto" => "CARLA NOBRE"
    "autor_email" => "carlavitoriacn2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99737
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6705
    "inscrito_id" => 991
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL INSTAGRAM PELO PROJETO ACS STUDENT CHAPTER UFC COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "O ACS Student Chapter UFC é um capítulo estudantil da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Sociedade Americana de Química, e vem se destacando por utilizar o Instagram como ferramenta de disseminação de informações científicas. A divulgação científica desempenha um papel fundamental na sociedade, promovendo o acesso e a compreensão do conhecimento científico de forma ampla. O Instagram é uma plataforma bastante versátil para este fim. Por meio de postagens informativas e interativas nessa plataforma, o projeto busca despertar o interesse do público por assuntos relacionados à Química e suas inovações. A utilização desse meio tem gerado resultados significativos. Através dele, o ACS Student Chapter UFC tem alcançado um público amplo e diversificado, inclusive de outros estados do Brasil. A eficiência do Instagram como meio para divulgar a Química e ferramenta para despertar o interesse do público por essa ciência pode ser avaliada por parâmetros fornecidos pela própria plataforma, como o alcance, o engajamento, o total de seguidores, a quantidade de comentários e curtidas, dentre outros (RODRIGUES, et al., 2021; ROMÃO e JÚNIOR, 2022). Considerando esses fatores, a análise dos últimos três meses (abril, maio e junho) mostrou que o mês de maio teve os maiores índices de alcance e engajamento com o público, compartilhando temáticas como "A química da leitura", "Cientistas cearenses mais influentes da atualidade" e "A química da brasileína extraída do pau-brasil". Ao se utilizar dessa plataforma, o projeto consegue alcançar um público que muitas vezes não tem acesso a essas informações de forma acessível e segura. Ao compartilhar informações cientificamente embasadas, provenientes de fontes confiáveis e revisadas, o capítulo estudantil contribui para a promoção de informações científicas coerentes e o combate às fake news."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID991_TB6705_20112023185823.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA VITÓRIA DE CASTRO NOBRE"
    "autor_nome_curto" => "CARLA NOBRE"
    "autor_email" => "carlavitoriacn2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ACS Student Chapter UFC é um capítulo estudantil da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Sociedade Americana de Química, e vem se destacando por utilizar o Instagram como ferramenta de disseminação de informações científicas. A divulgação científica desempenha um papel fundamental na sociedade, promovendo o acesso e a compreensão do conhecimento científico de forma ampla. O Instagram é uma plataforma bastante versátil para este fim. Por meio de postagens informativas e interativas nessa plataforma, o projeto busca despertar o interesse do público por assuntos relacionados à Química e suas inovações. A utilização desse meio tem gerado resultados significativos. Através dele, o ACS Student Chapter UFC tem alcançado um público amplo e diversificado, inclusive de outros estados do Brasil. A eficiência do Instagram como meio para divulgar a Química e ferramenta para despertar o interesse do público por essa ciência pode ser avaliada por parâmetros fornecidos pela própria plataforma, como o alcance, o engajamento, o total de seguidores, a quantidade de comentários e curtidas, dentre outros (RODRIGUES, et al., 2021; ROMÃO e JÚNIOR, 2022). Considerando esses fatores, a análise dos últimos três meses (abril, maio e junho) mostrou que o mês de maio teve os maiores índices de alcance e engajamento com o público, compartilhando temáticas como "A química da leitura", "Cientistas cearenses mais influentes da atualidade" e "A química da brasileína extraída do pau-brasil". Ao se utilizar dessa plataforma, o projeto consegue alcançar um público que muitas vezes não tem acesso a essas informações de forma acessível e segura. Ao compartilhar informações cientificamente embasadas, provenientes de fontes confiáveis e revisadas, o capítulo estudantil contribui para a promoção de informações científicas coerentes e o combate às fake news.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.