Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101365 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9141 "inscrito_id" => 18342 "titulo" => "O TEXTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para proporcionar possibilidades de leitura proficiente a alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores que discorrem sobre conceitos e aspectos da multimodalidade de textos digitais, como Coscarelli, Gomes e Azevedo. A respeito do ensino de leitura enquanto processo sociocognitivo e interacional, numa concepção metacognitiva, recorremos a aos estudos dos pesquisadores Leffa, Solé e Kato. Já sobre estratégias de leitura, pautamo-nos em estudos de Kleiman e Solé. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que orientam todo o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, entre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, pretendemos oferecer, por meio desse estudo, subsídios teóricos e práticos que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura na Educação Básica, pois compreendemos, a partir das pesquisas realizadas pelos referidos autores e pelas experiências em sala de aula, que o professor pesquisador exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos educandos nas práticas escolares, bem como nas práticas sociais.Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para pro" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18342_TB9141_21082023235105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE PESSOA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Josy Pesssoa" "autor_email" => "profajosy100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101365 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9141 "inscrito_id" => 18342 "titulo" => "O TEXTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para proporcionar possibilidades de leitura proficiente a alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores que discorrem sobre conceitos e aspectos da multimodalidade de textos digitais, como Coscarelli, Gomes e Azevedo. A respeito do ensino de leitura enquanto processo sociocognitivo e interacional, numa concepção metacognitiva, recorremos a aos estudos dos pesquisadores Leffa, Solé e Kato. Já sobre estratégias de leitura, pautamo-nos em estudos de Kleiman e Solé. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que orientam todo o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, entre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, pretendemos oferecer, por meio desse estudo, subsídios teóricos e práticos que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura na Educação Básica, pois compreendemos, a partir das pesquisas realizadas pelos referidos autores e pelas experiências em sala de aula, que o professor pesquisador exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos educandos nas práticas escolares, bem como nas práticas sociais.Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para pro" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18342_TB9141_21082023235105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE PESSOA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Josy Pesssoa" "autor_email" => "profajosy100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para proporcionar possibilidades de leitura proficiente a alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores que discorrem sobre conceitos e aspectos da multimodalidade de textos digitais, como Coscarelli, Gomes e Azevedo. A respeito do ensino de leitura enquanto processo sociocognitivo e interacional, numa concepção metacognitiva, recorremos a aos estudos dos pesquisadores Leffa, Solé e Kato. Já sobre estratégias de leitura, pautamo-nos em estudos de Kleiman e Solé. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que orientam todo o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, entre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, pretendemos oferecer, por meio desse estudo, subsídios teóricos e práticos que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura na Educação Básica, pois compreendemos, a partir das pesquisas realizadas pelos referidos autores e pelas experiências em sala de aula, que o professor pesquisador exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos educandos nas práticas escolares, bem como nas práticas sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.