O TEXTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101365 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9141 "inscrito_id" => 18342 "titulo" => "O TEXTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para proporcionar possibilidades de leitura proficiente a alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores que discorrem sobre conceitos e aspectos da multimodalidade de textos digitais, como Coscarelli, Gomes e Azevedo. A respeito do ensino de leitura enquanto processo sociocognitivo e interacional, numa concepção metacognitiva, recorremos a aos estudos dos pesquisadores Leffa, Solé e Kato. Já sobre estratégias de leitura, pautamo-nos em estudos de Kleiman e Solé. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que orientam todo o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, entre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, pretendemos oferecer, por meio desse estudo, subsídios teóricos e práticos que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura na Educação Básica, pois compreendemos, a partir das pesquisas realizadas pelos referidos autores e pelas experiências em sala de aula, que o professor pesquisador exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos educandos nas práticas escolares, bem como nas práticas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18342_TB9141_21082023235105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE PESSOA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Josy Pesssoa" "autor_email" => "profajosy100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101365 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9141 "inscrito_id" => 18342 "titulo" => "O TEXTO MULTIMODAL EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho este trabalho tem por objetivo propor estratégias de leitura de textos multimodais que circulam em ambientes virtuais, como o hipertexto, para proporcionar possibilidades de leitura proficiente a alunos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, baseamo-nos em autores que discorrem sobre conceitos e aspectos da multimodalidade de textos digitais, como Coscarelli, Gomes e Azevedo. A respeito do ensino de leitura enquanto processo sociocognitivo e interacional, numa concepção metacognitiva, recorremos a aos estudos dos pesquisadores Leffa, Solé e Kato. Já sobre estratégias de leitura, pautamo-nos em estudos de Kleiman e Solé. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que orientam todo o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, entre eles, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa forma, pretendemos oferecer, por meio desse estudo, subsídios teóricos e práticos que contribuam para minimizar as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura na Educação Básica, pois compreendemos, a partir das pesquisas realizadas pelos referidos autores e pelas experiências em sala de aula, que o professor pesquisador exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos educandos nas práticas escolares, bem como nas práticas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18342_TB9141_21082023235105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE PESSOA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Josy Pesssoa" "autor_email" => "profajosy100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }