Este trabalho busca evidenciar as contribuições no ensino de matemática ao acompanhar a construção de uma cisterna de placas em uma escola de tempo integral na zona rural de Pedro II - PI. A professora e pesquisadora juntamente a três séries do ensino médio (1ª, 2ª e 3ª) desenvolveu atividades teóricas e práticas para o ensino de geometria plana e espacial no segundo trimestre do ano letivo de 2019. O objetivo principal deste trabalho consistiu em desenvolver atividades práticas com os estudantes, e promover o ensino/aprendizagem do componente curricular matemática em relação aos objetos de conhecimento de áreas de figuras planas, volume de sólidos geométricos (cone, cilindro, bloco retangular), conversão de unidades de medidas e cálculo de capacidades. A metodologia utilizada foi pautada na aplicação de pesquisa qualitativa descritiva, e uso de instrumentos para análise de dados: diário de campo, e materiais audiovisuais. Como resultados deste trabalho, compreendemos que para o ensino de matemática se faz necessária a contextualização da Ciência com o cotidiano dos educandos, assim sendo é de grande importância a articulação da escola com um processo educativo pensado a partir de realidades locais e das vivências dos educandos com situações matemáticas práticas a fim de dar sentido ao que é estudado na escola básica.