A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CISTERNA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NA ZONA RURAL DE PEDRO II PI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99846 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6846 "inscrito_id" => 22059 "titulo" => "A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CISTERNA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NA ZONA RURAL DE PEDRO II PI" "resumo" => "Este trabalho busca evidenciar as contribuições no ensino de matemática ao acompanhar a construção de uma cisterna de placas em uma escola de tempo integral na zona rural de Pedro II - PI. A professora e pesquisadora juntamente a três séries do ensino médio (1ª, 2ª e 3ª) desenvolveu atividades teóricas e práticas para o ensino de geometria plana e espacial no segundo trimestre do ano letivo de 2019. O objetivo principal deste trabalho consistiu em desenvolver atividades práticas com os estudantes, e promover o ensino/aprendizagem do componente curricular matemática em relação aos objetos de conhecimento de áreas de figuras planas, volume de sólidos geométricos (cone, cilindro, bloco retangular), conversão de unidades de medidas e cálculo de capacidades. A metodologia utilizada foi pautada na aplicação de pesquisa qualitativa descritiva, e uso de instrumentos para análise de dados: diário de campo, e materiais audiovisuais. Como resultados deste trabalho, compreendemos que para o ensino de matemática se faz necessária a contextualização da Ciência com o cotidiano dos educandos, assim sendo é de grande importância a articulação da escola com um processo educativo pensado a partir de realidades locais e das vivências dos educandos com situações matemáticas práticas a fim de dar sentido ao que é estudado na escola básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22059_TB6846_04102023211912.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM" "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "brunnarubem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99846 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6846 "inscrito_id" => 22059 "titulo" => "A MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CISTERNA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA NA ZONA RURAL DE PEDRO II PI" "resumo" => "Este trabalho busca evidenciar as contribuições no ensino de matemática ao acompanhar a construção de uma cisterna de placas em uma escola de tempo integral na zona rural de Pedro II - PI. A professora e pesquisadora juntamente a três séries do ensino médio (1ª, 2ª e 3ª) desenvolveu atividades teóricas e práticas para o ensino de geometria plana e espacial no segundo trimestre do ano letivo de 2019. O objetivo principal deste trabalho consistiu em desenvolver atividades práticas com os estudantes, e promover o ensino/aprendizagem do componente curricular matemática em relação aos objetos de conhecimento de áreas de figuras planas, volume de sólidos geométricos (cone, cilindro, bloco retangular), conversão de unidades de medidas e cálculo de capacidades. A metodologia utilizada foi pautada na aplicação de pesquisa qualitativa descritiva, e uso de instrumentos para análise de dados: diário de campo, e materiais audiovisuais. Como resultados deste trabalho, compreendemos que para o ensino de matemática se faz necessária a contextualização da Ciência com o cotidiano dos educandos, assim sendo é de grande importância a articulação da escola com um processo educativo pensado a partir de realidades locais e das vivências dos educandos com situações matemáticas práticas a fim de dar sentido ao que é estudado na escola básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22059_TB6846_04102023211912.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM" "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "brunnarubem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }