A ludopedagogia é um segmento da Pedagogia que se dedica a estudar a influência do elemento lúdico na educação. As diretrizes educacionais brasileiras já estimulam o uso do lúdico dentro das salas de aula da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), pois é sabido que lúdico faz parte do desenvolvimento da criança de forma espontânea, mas a sistematização desse elemento dentro das práticas pedagógicas tornam sua eficácia ainda maior. Porém, essa prática pedagógica ainda é pouco desenvolvida, uma vez que professores e pais desacreditam da potencialidade que esse elemento possui. O presente trabalho objetiva desmistificar que a ludopedagogia é apenas a inserção de brincadeiras durante as aulas sem nenhuma sistematização. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho está pautada em pesquisas exploratórias, bibliográficas, de cunho qualitativo; com leituras de autores como Kishimoto (2010), Luckesi (2004) e Piaget (1990). Diante disso, foi possível identificar que a ludicidade agregada às práticas pedagógicas torna a aprendizagem significativa, pois desenvolve a socialização, coordenação motora grossa, e aprimora as habilidades. Portanto, a ludopedagogia enquanto práticas pedagógicas auxilia na construção da aprendizagem da criança, e também na construção de valores sociais; desenvolve de sua afetividade, e ajuda a entender sua realidade de forma lúdica.