Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMORGÂNICA: JOGO DA MEMÓRIA COMO UM MECANISMO NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97413
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3674
    "inscrito_id" => 16234
    "titulo" => "MEMORGÂNICA: JOGO DA MEMÓRIA COMO UM MECANISMO NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS"
    "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química voltados para o ensino médio apresenta algumas complexidades, seja por dificuldades vinculadas a didática do docente ou no entendimento da própria disciplina. A introdução de jogos educativos, torna-se um meio facilitador para minimizar tais complexidades e proporcionam um aumento no campo cognitivo ligado à lógica e a imaginação do discente. O presente trabalho, evidencia a prática com a utilização de um jogo didático durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde foi introduzido um jogo da memória envolvendo as funções orgânicas oxigenadas para turmas do 3° ano do ensino médio. Utilizou-se dois baralhos, nos quais, um deles representa o nome das funções e o outro, suas respectivas estruturas (o jogo), denominado como MEMORGÂNICA, que baseia-se em um jogo da memória tradicional. De início, é necessário a divisão dos alunos em grupos, na conclusão de algumas partidas realizou-se uma atividade avaliativa para analisar a influência do jogo. Os alunos mostraram um melhor desempenho ao longo da prática e elevaram a percepção na identificação das funções. A inserção da atividade lúdica tem em síntese, o aumento da aprendizagem sistemática e a compreensão dos conceitos de maneira divertida e educativa. Os discentes, por sua vez, participaram ativamente do processo, além de compactuarem com a educação e superarem suas dificuldades no conteúdo no qual a prática foi direcionada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581f3b7b5a02_19122023164911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 16:49:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO ANDRADE CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilo.cruz@academico.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97413
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3674
    "inscrito_id" => 16234
    "titulo" => "MEMORGÂNICA: JOGO DA MEMÓRIA COMO UM MECANISMO NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS"
    "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química voltados para o ensino médio apresenta algumas complexidades, seja por dificuldades vinculadas a didática do docente ou no entendimento da própria disciplina. A introdução de jogos educativos, torna-se um meio facilitador para minimizar tais complexidades e proporcionam um aumento no campo cognitivo ligado à lógica e a imaginação do discente. O presente trabalho, evidencia a prática com a utilização de um jogo didático durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde foi introduzido um jogo da memória envolvendo as funções orgânicas oxigenadas para turmas do 3° ano do ensino médio. Utilizou-se dois baralhos, nos quais, um deles representa o nome das funções e o outro, suas respectivas estruturas (o jogo), denominado como MEMORGÂNICA, que baseia-se em um jogo da memória tradicional. De início, é necessário a divisão dos alunos em grupos, na conclusão de algumas partidas realizou-se uma atividade avaliativa para analisar a influência do jogo. Os alunos mostraram um melhor desempenho ao longo da prática e elevaram a percepção na identificação das funções. A inserção da atividade lúdica tem em síntese, o aumento da aprendizagem sistemática e a compreensão dos conceitos de maneira divertida e educativa. Os discentes, por sua vez, participaram ativamente do processo, além de compactuarem com a educação e superarem suas dificuldades no conteúdo no qual a prática foi direcionada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581f3b7b5a02_19122023164911.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 16:49:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO ANDRADE CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilo.cruz@academico.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química voltados para o ensino médio apresenta algumas complexidades, seja por dificuldades vinculadas a didática do docente ou no entendimento da própria disciplina. A introdução de jogos educativos, torna-se um meio facilitador para minimizar tais complexidades e proporcionam um aumento no campo cognitivo ligado à lógica e a imaginação do discente. O presente trabalho, evidencia a prática com a utilização de um jogo didático durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde foi introduzido um jogo da memória envolvendo as funções orgânicas oxigenadas para turmas do 3° ano do ensino médio. Utilizou-se dois baralhos, nos quais, um deles representa o nome das funções e o outro, suas respectivas estruturas (o jogo), denominado como MEMORGÂNICA, que baseia-se em um jogo da memória tradicional. De início, é necessário a divisão dos alunos em grupos, na conclusão de algumas partidas realizou-se uma atividade avaliativa para analisar a influência do jogo. Os alunos mostraram um melhor desempenho ao longo da prática e elevaram a percepção na identificação das funções. A inserção da atividade lúdica tem em síntese, o aumento da aprendizagem sistemática e a compreensão dos conceitos de maneira divertida e educativa. Os discentes, por sua vez, participaram ativamente do processo, além de compactuarem com a educação e superarem suas dificuldades no conteúdo no qual a prática foi direcionada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.