O processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química voltados para o ensino médio apresenta algumas complexidades, seja por dificuldades vinculadas a didática do docente ou no entendimento da própria disciplina. A introdução de jogos educativos, torna-se um meio facilitador para minimizar tais complexidades e proporcionam um aumento no campo cognitivo ligado à lógica e a imaginação do discente. O presente trabalho, evidencia a prática com a utilização de um jogo didático durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde foi introduzido um jogo da memória envolvendo as funções orgânicas oxigenadas para turmas do 3° ano do ensino médio. Utilizou-se dois baralhos, nos quais, um deles representa o nome das funções e o outro, suas respectivas estruturas (o jogo), denominado como MEMORGÂNICA, que baseia-se em um jogo da memória tradicional. De início, é necessário a divisão dos alunos em grupos, na conclusão de algumas partidas realizou-se uma atividade avaliativa para analisar a influência do jogo. Os alunos mostraram um melhor desempenho ao longo da prática e elevaram a percepção na identificação das funções. A inserção da atividade lúdica tem em síntese, o aumento da aprendizagem sistemática e a compreensão dos conceitos de maneira divertida e educativa. Os discentes, por sua vez, participaram ativamente do processo, além de compactuarem com a educação e superarem suas dificuldades no conteúdo no qual a prática foi direcionada.