Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA INVESTE ESCOLA PE: POTENCIALIZANDO A GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100795
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8271
    "inscrito_id" => 24399
    "titulo" => "PROGRAMA INVESTE ESCOLA PE: POTENCIALIZANDO A GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O Programa Investe Escola PE - PIEPE, criado em 2021, oferece assistência financeira às escolas públicas de Pernambuco, visando melhorar infraestruturas e elevar o desempenho escolar. A iniciativa fortalece a gestão escolar, conferindo maior autonomia e condições para resolver problemas e aprimorar práticas pedagógicas. A sistematização e padronização dos procedimentos administrativos beneficiam a racionalização das práticas, de acordo com a Lei Nº 17.487. A gestão dos recursos é orientada pela Portaria Nº 6289, facilitando a aplicação alinhada aos procedimentos recomendados. A expectativa é que o programa impulsione a qualidade do ensino e fortaleça a participação da comunidade na autogestão escolar. O Plano de Aplicação Financeira (PAF) é uma das ferramentas que se espera contribuir para o sucesso do PIEPE, facilitando o estabelecimento de rotinas e o alcance dos objetivos propostos. É importante que os representantes das Unidades Escolares façam escolhas cuidadosas ao decidir ações e realizar aquisições e contratações. É fundamental que essas decisões estejam alinhadas ao propósito do programa, buscando sempre a implementação e a qualificação das práticas pedagógicas. A fiscalização e mensuração também estarão atentas a esse aspecto. O Programa Investe Escola PE representa uma oportunidade valiosa para a gestão escolar, permitindo que elas se fortaleçam, oferecendo um ambiente propício para o ensino e aprendizado. Dessa forma, o presente estudo traz os benefícios da aplicação do Programa Investe Escola PE em uma escola pública de Pernambuco e como este investimento influenciou na melhoria do ambiente educacional, e os impactos no processo de ensino e aprendizagem da escola. Com uma gestão mais eficiente dos recursos e ações focadas na melhoria pedagógica, espera-se que o desempenho dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar alcancem patamares mais elevados, impulsionando a educação no Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24399_TB8271_17112023152332.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEYTON ADRIANO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KLEYTON"
    "autor_email" => "professorkleytonn@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO (UNESF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100795
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8271
    "inscrito_id" => 24399
    "titulo" => "PROGRAMA INVESTE ESCOLA PE: POTENCIALIZANDO A GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O Programa Investe Escola PE - PIEPE, criado em 2021, oferece assistência financeira às escolas públicas de Pernambuco, visando melhorar infraestruturas e elevar o desempenho escolar. A iniciativa fortalece a gestão escolar, conferindo maior autonomia e condições para resolver problemas e aprimorar práticas pedagógicas. A sistematização e padronização dos procedimentos administrativos beneficiam a racionalização das práticas, de acordo com a Lei Nº 17.487. A gestão dos recursos é orientada pela Portaria Nº 6289, facilitando a aplicação alinhada aos procedimentos recomendados. A expectativa é que o programa impulsione a qualidade do ensino e fortaleça a participação da comunidade na autogestão escolar. O Plano de Aplicação Financeira (PAF) é uma das ferramentas que se espera contribuir para o sucesso do PIEPE, facilitando o estabelecimento de rotinas e o alcance dos objetivos propostos. É importante que os representantes das Unidades Escolares façam escolhas cuidadosas ao decidir ações e realizar aquisições e contratações. É fundamental que essas decisões estejam alinhadas ao propósito do programa, buscando sempre a implementação e a qualificação das práticas pedagógicas. A fiscalização e mensuração também estarão atentas a esse aspecto. O Programa Investe Escola PE representa uma oportunidade valiosa para a gestão escolar, permitindo que elas se fortaleçam, oferecendo um ambiente propício para o ensino e aprendizado. Dessa forma, o presente estudo traz os benefícios da aplicação do Programa Investe Escola PE em uma escola pública de Pernambuco e como este investimento influenciou na melhoria do ambiente educacional, e os impactos no processo de ensino e aprendizagem da escola. Com uma gestão mais eficiente dos recursos e ações focadas na melhoria pedagógica, espera-se que o desempenho dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar alcancem patamares mais elevados, impulsionando a educação no Estado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24399_TB8271_17112023152332.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEYTON ADRIANO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KLEYTON"
    "autor_email" => "professorkleytonn@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO (UNESF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Investe Escola PE - PIEPE, criado em 2021, oferece assistência financeira às escolas públicas de Pernambuco, visando melhorar infraestruturas e elevar o desempenho escolar. A iniciativa fortalece a gestão escolar, conferindo maior autonomia e condições para resolver problemas e aprimorar práticas pedagógicas. A sistematização e padronização dos procedimentos administrativos beneficiam a racionalização das práticas, de acordo com a Lei Nº 17.487. A gestão dos recursos é orientada pela Portaria Nº 6289, facilitando a aplicação alinhada aos procedimentos recomendados. A expectativa é que o programa impulsione a qualidade do ensino e fortaleça a participação da comunidade na autogestão escolar. O Plano de Aplicação Financeira (PAF) é uma das ferramentas que se espera contribuir para o sucesso do PIEPE, facilitando o estabelecimento de rotinas e o alcance dos objetivos propostos. É importante que os representantes das Unidades Escolares façam escolhas cuidadosas ao decidir ações e realizar aquisições e contratações. É fundamental que essas decisões estejam alinhadas ao propósito do programa, buscando sempre a implementação e a qualificação das práticas pedagógicas. A fiscalização e mensuração também estarão atentas a esse aspecto. O Programa Investe Escola PE representa uma oportunidade valiosa para a gestão escolar, permitindo que elas se fortaleçam, oferecendo um ambiente propício para o ensino e aprendizado. Dessa forma, o presente estudo traz os benefícios da aplicação do Programa Investe Escola PE em uma escola pública de Pernambuco e como este investimento influenciou na melhoria do ambiente educacional, e os impactos no processo de ensino e aprendizagem da escola. Com uma gestão mais eficiente dos recursos e ações focadas na melhoria pedagógica, espera-se que o desempenho dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar alcancem patamares mais elevados, impulsionando a educação no Estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.