Ao longo da história, o uso de máquinas tem desempenhado um papel fundamental no progresso da humanidade, sendo tema recorrente na literatura. No século XIX, a busca por avanços tecnológicos resultou na Revolução Industrial, que causou uma transformação profunda na sociedade, abrangendo aspectos científicos, culturais e econômicos. Com o avanço contínuo das máquinas e o desenvolvimento da inteligência artificial, a substituição de humanos em atividades cada vez mais complexas tem sido considerada. Recentemente, presenciamos o surgimento do Chat GPT (GPT-3.5), um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, acessível a qualquer pessoa por meio de um navegador, aproximando uma realidade que antes parecia distante. Este estudo tem como objetivo investigar o potencial do Chat GPT na produção de cronogramas para cursos de Biologia e Física, comparando o produto gerado pela ferramenta com trabalhos elaborados por professores, e avaliando sua viabilidade e benefícios. A revisão bibliográfica inicial explora a importância dos cronogramas no ensino dessas disciplinas, ressaltando sua capacidade de fornecer uma visão geral do curso, equilibrar a distribuição dos conteúdos e facilitar o planejamento dos estudantes. O Chat GPT é então utilizado para gerar os cronogramas, sendo alimentado com informações sobre os conteúdos específicos e os objetivos de aprendizagem das disciplinas em questão. Os resultados obtidos demonstram que o Chat GPT é capaz de produzir textos coerentes e relevantes, organizando o conteúdo de maneira lógica e progressiva. O modelo também pode adaptar os cronogramas conforme a complexidade e a carga horária requeridas, tornando-se uma ferramenta valiosa para os professores. Em conclusão, o uso do Chat GPT na elaboração de cronogramas para disciplinas de Biologia e Física apresenta potencial promissor, no entanto, é fundamental ressaltar que a intervenção humana especializada é necessária para garantir a relevância e a qualidade dos cronogramas produzidos.