Este estudo teve como tema o acesso e a permanência do aluno na escola em tempo integral na rede municipal de ensino no município de Ji-Paraná, estado de Rondônia, cuja população foi estimada, pelo censo de 2010 em aproximadamente 131.000 habitantes, conta apenas com duas escolas na área urbana que oferecem esta modalidade de ensino, para os anos iniciais do ensino fundamental. Daí surge o problema de pesquisa, e estabelece como objetivo geral compreender como se dão as políticas de acesso e permanência do aluno na rede municipal, no município de Ji-Paraná, nas instituições que oferecem ensino de tempo integral para os anos iniciais do ensino fundamental. Tomou-se, neste estudo, o viés metodológico de pesquisa bibliográfica que possibilitou a fundamentação teórica para os procedimentos de análises das Políticas Públicas, sob a luz das Leis que norteiam a educação brasileira, e em documentos institucionais oficiais, além das teorias defendidas por diferentes estudiosos. Proporcionando a compreensão histórica e legal que fundamentam a educação em tempo integral oferecida nas escolas públicas de Ji-Paraná, com análises realizadas junto a Secretaria Municipal de Educação, ao Conselho Municipal de Educação, e as referidas instituições de ensino através do Projeto Político Pedagógico. O método utilizado foi o materialismo histórico dialético. A Pesquisa comprovou que o município conta com políticas públicas fundamentais para assegurar o acesso e a permanência do aluno nas referidas instituições.