A formação inicial é a etapa mais importante para que o indivíduo adquira um conjunto de saberes, experiências e habilidades que são necessárias para o exercício da profissão docente. Diante da relevância dessa etapa de formação, o presente trabalho teve por finalidade identificar as concepções que futuros professores de Química têm a respeito da extensão universitária, de modo especial, para a formação inicial docente. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e, para obtenção dos dados elaborou-se dez questões semiestruturadas e aplicou-se com o auxílio de Google Forms. Os dados foram analisados a partir da técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que os futuros professores de Química que participaram da pesquisa percebiam que a extensão é colaboradora da formação inicial docente, visto que propicia a aquisição de saberes e experiências a partir da troca e da dialogicidade, também, a extensão contribui para a articulação entre teoria e prática. Os licenciandos ainda apontaram a importância de a universidade pública desenvolver ações extensionistas, no sentido de colaborar com a sociedade. Todavia, ressalta-se que alguns dos futuros docentes têm uma concepção superficial sobre o que é extensão universitária e, eles à compreendem em uma perspectiva assistencialista.